Salvador

Idosos ganham programação especial da Prefeitura em outubro

As ações englobam atividades físicas e de autocuidado no intuito de chamar a atenção para os direitos da população acima dos 60 anos
Secom Salvador , Salvador | 02/10/2019 às 18:34
Aniversário do Abrigo Dom Pedro II
Foto: Bruno Concha/Secom
O Dia do Idoso, celebrado na terça-feira (1º), motiva uma programação especial montada pela Prefeitura para a turma da terceira idade, durante todo este mês de outubro. As ações englobam atividades físicas e de autocuidado, caminhadas, baile festivo, almoço e apresentação artística, no intuito de chamar a atenção para os direitos da população acima dos 60 anos.
No Abrigo Dom Pedro II, administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), em Piatã, um baile festivo em comemoração aos aniversariantes do mês abriu as atividades na terça-feira (1º). Dividida em cinco temas – uma por semana – a programação prossegue nesta quinta-feira (3), com um bate-papo sobre longevidade e plantio de sementes. No sábado (5), ocorrerá a Manhã de Beleza. 
Na próxima semana, será promovida a palestra “Outubro Rosa – Falando sobre o câncer de Mama”, no dia 7; e atividades de massoterapia e acupuntura, no dia 11. As ações acontecem às 9h e outras atividades serão realizadas até o dia 31. "O objetivo da programação é comemorar o Dia do Idoso. Durante todo mês de outubro, estaremos promovendo atividades e trabalhando hábitos que potencializam uma vida longa", disse a assistente social do abrigo, Áurea Vasconcelos.
Centro Histórico – O Santo Antônio Além do Carmo também foi alvo de outra programação para os idosos, realizada na terça-feira (1º). Atrativos como atividade física, massoterapia, ioga, atendimento oftalmológico, palestras sobre sexualidade, depressão e nutrição, além de animação com a música da banda da Guarda Civil Municipal (GCM) foram promovidos gratuitamente através de parceria entre a GCM e Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
Uma caminhada pelas ruas do bairro abriu a série de atividades pela manhã. À tarde, o público da terceira idade pode assistir a palestras e contar com serviços ofertados no Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres. A comemoração foi encerrada na Praça do Santo Antônio, onde os idosos fizeram uma verdadeira festa animados pelo show do grupo musical da Guarda.
Enquanto assistia uma palestra sobre “Nutrição e Longevidade”, a idosa Aura Castro Neiva, 80 anos, fez questão de destacar os cuidados que adota para ter mais qualidade de vida e evitar problemas de saúde. Hipertensa e com colesterol alto, afirma que tem uma atenção especial com a dieta.
“Tudo que estou ouvindo aqui, tento aplicar no dia a dia. Como muita fruta, verdura, proteínas magras, evito açúcar, gorduras e bebo muita água”, disse a idosa, que também participou da caminhada. Mãe de três filhos, avó de sete netos e bisavó de dois, a idosa garantiu que tem mais energia que muito jovem. “Participei da caminhada, vi palestra e estou aqui para curtir a banda. Só volto quando acabar”, brincou.
Após receberem as dicas da nutricionista Maria de Fátima Moura, os presentes puderam participaram de um bate-papo sobre o Estatuto do Idoso e entender um pouco mais sobre os direitos assegurados para as pessoas da terceira idade. Para o instrutor da GCM que integra a Coordenação de Prevenção à Violência, Clodoaldo Lima, é muito importante a promoção de atividades que reforcem as leis que protegem e asseguram os direitos dos idosos.
“Eles têm garantias que precisam ser respeitadas. O estatuto é claro quando assegura acesso à Justiça, prioridade na saúde, nos transportes, nas vagas de estacionamento. Esse conjunto de leis foram criadas para a proteção deles e nunca é demais reforçar isso”, disse o palestrante.
Motivação – O Dia Internacional do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990 e adotada no Brasil em 2006. No Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas já ultrapassaram a faixa dos 60 anos e a estimativa é de que, em 20 anos, essa população deve dobrar. No mundo, até 2050, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15 anos, nos países mais avançados. Hoje, a expectativa de vida nos países desenvolvidos é de mais ou menos 75 anos e será de mais ou menos 90 anos em 2050.