Salvador

Alunos de escola municipal se preparam para Semana do Clima

Os estudantes também são embaixadores da ONG alemã Plant-for-the-Planet Brasil
Secom Salvador , Salvador | 16/08/2019 às 18:20
Os estudantes também são embaixadores da ONG alemã Plant-for-the-Planet Brasil
Foto: Bruno Concha
A preparação para a Semana do Clima da América Latina e Caribenha sobre Mudança do Clima está a todo vapor. Nove alunos da Escola Municipal Marcos Vinicius Vilaça, localizada no bairro do IAPI, participaram, na manhã desta sexta-feira (16), do ensaio para apresentação que será realizada durante o evento nesta segunda-feira (19), no Salvador Hall, na Paralela. Os estudantes também são embaixadores da ONG alemã Plant-for-the-Planet Brasil.
Coordenado pelo voluntário da ONG Gabriel Mendes, o ensaio serviu para que os alunos pudessem ter a noção de posicionamento, ordem de fala e até mesmo a apresentação do discurso, preparado pelos próprios estudantes com apoio de voluntários da da entidade. “Essas crianças vão mostrar que não só adultos podem participar de um momento tão importante para toda a sociedade. Elas estão muito preparadas e cientes da nossa realidade. Pelo ensaio é perceptível que eles vão causar impacto durante o evento”, afirma Mendes.
A apresentação dos alunos contará com momentos intitulados de “Manifesto” e “Acerto de contas” onde mostrarão as próprias insatisfações com problemas ligados ao meio ambiente. Os embaixadores também apresentarão resultados de ações e projetos desenvolvidos, quantidade de árvores plantadas e escolas impactadas.
“A participação desses alunos em um evento de tamanha proporção será uma experiência única na vida deles. O cuidado com o meio ambiente e o planeta já é uma realidade que é trabalhada pela instituição. Eles têm total domínio para falar sobre sustentabilidade, coleta seletiva, mudanças climáticas e tudo que envolver a preservação do nosso verde. Será um marco para eles e para nós enquanto instituição”, afirma a diretora Moneli Santos.
Expectativa - “Pare de falar e comece a plantar”. Essa será uma das frases presentes no discurso Iana Cristina, 9 anos, aluna do 4º ano que demonstrou bastante ansiedade com a aproximação do evento. “Estou muito empolgada, pois vou participar de algo que nunca participei. Falar sobre o cuidado meio ambiente é muito importante. A natureza faz parte de nossas vidas e precisamos cuidar e valorizar para que tenhamos uma vida boa”, afirmou. 
Para José Narciso, 10 anos, estudante do 5º ano, a natureza merece ser mais preservada. “As pessoas deveriam cuidar mais do meio ambiente. Quando eu vejo alguém derrubando uma árvore, me dá uma dor no coração. As árvores são importantes para todos nós. No dia do evento vamos falar sobre isso: pedir para as pessoas pararem de destruir a natureza e passarem a cuidar”, declarou.
Evento – A ser realizado nos próximos dias 19 a 23, o evento terá a participação de líderes, formuladores de políticas, atores regionais e globais que estarão reunidos para se engajar em discussões aprofundadas sobre quatro das nove temáticas da cúpula sobre a ação climática: transição energética; transição da indústria; infraestrutura, cidades e governos locais; e soluções baseadas na natureza.
As discussões visam a implementação do Acordo de Paris, o pacto global de combate às mudanças climáticas e antecede a reunião do clima da ONU, a COP-25, que será em dezembro, no Chile. Um dos temas discutidos durante o evento será a descarbonização, ou seja, a redução da emissão de gases do efeito estufa, de forma a conter o aumento da temperatura da Terra e limitar o aquecimento do planeta a 1,5°C. A Semana do Clima da América Latina e Caribe é um dos eventos regionais organizados pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e tem apoio da Prefeitura.
ONG – A Plant-for-the-Planet é uma ONG alemã que atua em mais de 50 países, através de trabalhos e atividades, com objetivo de sensibilizar crianças e adultos sobre as questões da mudança climática e justiça global.