Salvador

Começam a ser instaladas as vigas dos viadutos do BRT no Itaigara

A previsão é que os viadutos nessa região sejam concluídos até dezembro
Secom Salvador , Salvador | 02/08/2019 às 12:43
Começam a ser instaladas as vigas dos viadutos do BRT no Itaigara
Foto: Bruno Concha
As primeiras vigas de concreto dos viadutos dos corredores exclusivos do BRT que irão melhorar o acesso e saída do bairro do Itaigara pelas avenidas ACM e Juracy Magalhães já começaram a ser instaladas pelo consórcio responsável pelas intervenções. A previsão é que os viadutos nessa região sejam concluídos até dezembro.  
Nessa região do Itaigara serão dois viadutos: um no sentido Parque da Cidade-Lucaia e outro na direção Parque da Cidade-Iguatemi. Essas estruturas irão promover melhorias no trânsito nessa região tanto para quem se movimenta de transporte público quanto de automóvel ou bicicleta, já que haverá pistas exclusivas e segregadas para automóveis, transporte público (BRT) e ciclovia. 
Um terceiro viaduto será erguido nas proximidades do Shopping da Bahia, também neste primeiro trecho dos corredores do BRT, que irá ligar as regiões do Parque da Cidade e do centro de compras, com 2,9km de extensão. No total, as obras estão 15% concluídas e devem ser finalizadas até o final de 2020. 
O primeiro trecho prevê ainda a implantação de quatro elevados ao total, que já estão em fase de construção, próximos ao Hiper, Cidadela e na altura do Parque da Cidade. Esses elevados também terão vias segregadas para o transporte público, pistas expressas e ciclovia, além de estações de transbordo. 
  Essas estruturas possibilitarão a fluidez do trânsito da Avenida ACM, considerado centro nervoso da cidade, diminuindo consideravelmente o tempo de deslocamento das pessoas pela localidade.
Sem semáforos - Os viadutos e elevados serão fundamentais porque possibilitarão a eliminação de semáforos e retornos. Vale frisar que os elevados serão pontuais e erguidos para passar por cima de cruzamentos e dos semáforos que permanecerem, não sendo permanentes ao longo da via, como acontece com o traçado do metrô na Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô). 
  Com a implantação dos corredores do BRT, será possível, por exemplo, sair do final da Garibaldi (sentido Rio Vermelho), acessar uma das vias expressas e não passar por qualquer sinaleira até o início da Avenida Luiz Viana Filho (Paralela).
  Além disso, o conceito das estações nos elevados vai facilitar a acessibilidade e a integração com os ônibus convencionais. Isso porque o cidadão terá acesso às estações sem precisar passar por passarelas, de forma mais segura, utilizando escadas, elevadores e rampas.
Mudanças no trânsito - As mudanças ocorrerão apenas nos dias úteis, e somente no período noturno, entre 23h e 4h do dia subsequente. Elas devem durar até 15 de agosto. O tráfego de veículos será interditado pela Transalvador no acesso da Av. Juracy Magalhães à entrada do Itaigara pela Avenida ACM.
No sentido oposto, para quem deseja sair do bairro em direção ao Shopping da Bahia, o tráfego será interditado nas imediações do Shopping Paseo. Como as mudanças só irão ocorrer entre o final da noite e início da madrugada, o impacto no cotidiano da cidade será mínimo. 
  Opções de tráfego - Os veículos que circulam pelo trecho interditado terão como opção de tráfego, sentido Itaigara, acessar as ruas Wanderley Pinho, ao lado do Hiper Posto, e então a Anísio Teixeira, saindo ao lado do Shopping Itaigara. Já os veículos que desejarem seguir para a Av. ACM no sentido Shopping da Bahia poderão utilizar as ruas Anísio Teixeira, Wanderley Pinho e então a Av. Paulo VI, saindo ao lado do Empresarial Thomé de Souza.
  Esta é a primeira de algumas intervenções que serão realizadas nessa região até a finalização das obras destes dois viadutos, que deverão ser concluídos em dezembro deste ano. Vale lembrar que os viadutos terão pista exclusiva para o transporte público (BRT), via expressa para automóveis e ciclovia.