Salvador

Moradores do Calafate são certificados como voluntários da Codesal

A iniciativa tem como objetivo a formação de voluntários para atuar nas áreas de riscos da capital baiana
Secom Salvador , Salvador | 31/07/2019 às 07:42
Moradores do Calafate são certificados como voluntários da Codesal
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Setenta moradores da comunidade do Calafate, na Fazenda Grande do Retiro, receberam, na tarde desta terça-feira (30) a certificação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). A iniciativa, que integra as ações da Defesa Civil (Codesal), tem como objetivo a formação de voluntários para atuar nas áreas de riscos da capital baiana na prevenção e redução de acidentes. Na próxima segunda-feira (5), o trabalho de mobilização será iniciado na comunidade de Nova Direta, no bairro da Boa Vista do Lobato, no Subúrbio.
A solenidade no Calafate foi promovida na Igreja São Pedro e São Paulo, onde ocorreram as aulas. De acordo com a assistente social Eliana Suzart, responsável pelos núcleos de voluntários, há um trabalho prévio à execução do curso, que envolve a identificação tanto das áreas de risco por engenheiros civis e geólogos, quanto das lideranças locais, além da mobilização da população.
“É importante trazer para as comunidades ações educativas como esta para que possam mudar os hábitos que aumentam os riscos dentro da localidade. Nosso maior objetivo é aproximar a comunidade do órgão para que eles saibam não apenas o que fazer em casos de desastres, mas, também, entendam como funciona o sistema da Defesa Civil e conheçam todos os serviços municipais disponíveis”, explicou Eliana.
A capacitação em Defesa Civil tem duração de cinco dias e aborda temas como a importância da Codesal e o funcionamento do sistema municipal, primeiros socorros, percepção de riscos e como agir em caso de desastres.  Os locais escolhidos para a realização da atividade são sempre espaços que a comunidade se identifique. Normalmente são efetuadas em escolas, associações ou igrejas.
Autoestima – Para o morador e liderança comunitária, Ubirajara Correia da Silva, a certificação como voluntário do Nupdec superou as expectativas da comunidade e contribuiu para recuperar a autoestima das pessoas. “Agradeço à Codesal pelo conhecimento trazido e porque eles conheceram um pouco da nossa comunidade. O Calafate não é só tiro e alegria na parte de baixo”, pontuou.
O evento de certificação contou com demonstrações mútuas de agradecimento entre os profissionais da Codesal e moradores. A equipe da Defesa Civil recebeu presentes da comunidade e um bolo temático. Em contrapartida, a Codesal homenageou os residentes com uma música autoral – O Groove da Codesal – que relembra os ensinamentos transmitidos da capacitação, a exemplo da importância do descarte correto do lixo e da união entre os moradores para fortalecer a comunidade na luta pela prevenção aos desastres.