Salvador

CRAS do Bairro da Paz é entregue requalificado pela Prefeitura

A entrega do equipamento foi feita pelo prefeito ACM Neto
Secom Salvador , Salvador | 19/07/2019 às 12:07
A entrega do equipamento foi feita pelo prefeito ACM Neto
Foto: Max Haack/Secom
O Bairro da Paz é a mais nova localidade a receber um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) completamente requalificado pela Prefeitura, que passa a funcionar na Rua Tancredo Neves, 80, próximo ao posto de saúde. A entrega do equipamento foi feita pelo prefeito ACM Neto, dentro da programação do Gabinete da Prefeitura em Ação na região administrativa de Itapuã/Ipitanga, que ocorre durante toda esta quinta-feira (18).
  Também estiveram presentes na ocasião o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis; os secretários de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos, e das Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão; demais gestores, autoridades e moradores. A medida faz parte do Programa de Requalificação dos CRAS, iniciado pela administração municipal no mês passado.
"O trabalho do CRAS antecipa a resolução de problemas que poderiam se tornar mais graves ao longo do tempo, além de gerar vínculos com a comunidade. O desejo é de que esta unidade seja a extensão da casa de cada família que necessita de assistência social", pontuou o prefeito.
  A unidade tem capacidade para realizar 135 atendimentos por mês. Para a reimplantação da estrutura, foi realizado investimento para aluguel de novo imóvel; reforma estrutural, incluindo elétrica e hidráulica; aquisição de móveis e equipamentos de informática; além da reformulação de equipe técnica. 
  Finalidade - Administrado em Salvador pela Sempre, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública que atua com famílias e indivíduos no contexto comunitário, para orientar e fortalecer o convívio sociofamiliar. Atende a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em decorrência da privação de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, deficiência entre outras. 
As unidades possuem equipes compostas por assistentes sociais, psicólogos, estagiários e pessoal de apoio. Atualmente, Salvador possui 29 CRAS espalhados em locais mais carentes da cidade.
  Dentre as ações desenvolvidas nos CRAS está o trabalho social com famílias, para orientar e fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio do atendimento psicossocial. Além disso, são feitas visitas domiciliares e institucionais, encaminhamentos à rede socioassistencial e a outras políticas públicas, oficinas de convivência e de trabalho socioeducativo. Também são promovidas articulação e fortalecimento da rede socioassistencial do território e dos grupos sociais locais.
O público-alvo dos CRAS é formado por famílias e indivíduos que estejam em situação de vulnerabilidade social. É um público composto por beneficiários do programa Bolsa Família; em situação de extrema pobreza, pobreza ou privação (ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos); e com vínculos afetivos frágeis.
Relação com a comunidade - O CRAS  Bairro da Paz possui uma articulação positiva com a comunidade, que tem uma reconhecida história de luta e resistência, além de possuir uma boa relação com a rede socioassistencial local. Dentre as ações realizadas como estratégia de empoderamento para a comunidade do Bairro da Paz destaca-se a oficina de customização com jeans e materiais reaproveitados.