Salvador

São Gonçalo ganha geomanta e anúncio de melhoria na iluminação

A entrega do equipamento foi feita nesta sexta-feira (14)
Secom Salvador , Salvador | 16/06/2019 às 20:05
São Gonçalo ganha geomanta e anúncio de melhoria na iluminação
Foto: Max Haack/Secom
Os moradores de mais uma área de risco – desta vez a 1ª Travessa Alto do Guaracy, em São Gonçalo – passam a ter mais tranquilidade e qualidade de vida com a aplicação de geomanta na encosta da localidade, promovida pela Prefeitura. A entrega do equipamento foi feita nesta sexta-feira (14), pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, demais autoridades e populares.
A proteção da encosta com 1.466,52 m² de área contou com um investimento de cerca de R$ 205 mil e vai beneficiar 460 moradores da comunidade. “A Prefeitura conseguiu preparar a equipe para ter uma ação permanente e investimentos constantes na contenção de encostas e aplicação de geomantas na cidade, como esta aqui em São Gonçalo, que traz impacto direto para a vida das pessoas”, pontuou ACM Neto.
Moradora da localidade há 27 anos, a dona de casa Maria das Graças Araújo, 65 anos, relembra a apreensão das pessoas antes da intervenção. “Era muito mato, costumava deslizar em dias de chuva, as pessoas tinham muito medo da situação da encosta. Há muito tempo o povo lutou por essa obra. Essa ação foi muito boa, as pessoas estão bem mais tranquilas”, relatou.
Além da geomanta, os moradores também ganharam mais uma boa notícia. Foi autorizada à Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (DSIP/Semop) a realização de melhorias na iluminação das ruas da Adutora e Baixinha de Santo Antônio, que receberão o sistema em LED.
Balanço – Desde 2015, a técnica inovadora de proteção de encosta com utilização de material em PVC e geotêxtil já foi aplicada em 152 áreas de risco em Salvador. Foram investidos, no total, R$14 milhões por meio da Codesal.