quinta-feira, 22 de agosto de 2019
Salvador

Fundação Gregório de Mattos lança concurso cultural Aos pés do Caboclo

Concurso integra comemorações ao 2 de Julho
Da Redação , Salvador | 11/06/2019 às 11:53
O monumento ao Caboclo está em restauro
Foto: BJÁ

Dentro das comemorações ao Dois de Julho, que está se aproximando, a Fundação Gregório de Mattos lança o concurso cultural Aos pés do caboclo. Como o tema deste ano é Patrimônio do Povo, a ideia é aproximar os cidadãos desse monumento tão simbólico para Salvador e para o país, que representa a vitória da nação pela união do seu povo! 

Com isso, a FGM vai selecionar duas pessoas para subir no Monumento ao Dois de Julho e conhecer seus detalhes históricos e arquitetônicos, guiados pelo professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) José Dirson. Localizado no Largo do Campo Grande, o monumento é símbolo da Independência da Bahia, tendo como elemento principal o caboclo, figura que representa a nacionalidade e liberdade. Inaugurada em 1895, a obra passa em 2019 por restauração em sua estrutura de 25,86 metros de altura, promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e Prefeitura Municipal do Salvador. 

Para participar, pode ser qualquer pessoa física maior de 18 anos e seguidora da página oficial da Fundação Gregório de Mattos no Facebook (www.facebook.com/fgmcultura); fazer um comentário de até 300 caracteres na imagem do Concurso Cultural "Aos Pés do Caboclo", começando com a seguinte frase: “Aos pés do caboclo, eu...”. No comentário, deve ser narrada alguma história do participante relacionada ao monumento e/ou às comemorações do Dois de Julho. Serão contabilizados apenas os comentários enviados entre 7 e 17 de junho de 2019. 

O regulamento está disponível no site da FGM www.culturafgm.salvador.ba.gov.br .