Salvador

Prefeitura entrega escrituras e inicia construção na Baixa Fria

Bruno Reis entregou 230 escrituras de propriedade e assinou a ordem de serviço para construção da Unidade de Saúde da Família São Marcos II
Secom Salvador , Salvador | 17/05/2019 às 18:17
Prefeitura entrega escrituras e inicia construção de posto de saúde na Baixa Fria
Foto: Divulgação

No dia em que comemora seu aniversário de 42 anos, o prefeito em exercício, Bruno Reis, entregou nesta sexta (17) dois grandes presentes à comunidade da Baixa Fria, em Canabrava: ele entregou 230 escrituras de propriedade e assinou a ordem de serviço para início imediato das obras de construção da Unidade de Saúde da Família São Marcos II. 

A entrega das escrituras faz parte da nova fase do Casa Legal, lançado hoje por Bruno Reis. Nessa fase, os títulos são entregues já registrados gratuitamente em cartório, conforme a nova legislação de regularização fundiária. Com isso, Salvador tornou-se a primeira cidade da Bahia a entregar títulos de propriedade adequados à nova lei.

Os proprietários continuam a ter direito de tomar empréstimo para melhorias habitacionais e a transferir o lote legalmente por herança. “Aqui na Baixa Fria, todos tinham recebido as casas do conjunto habitacional, entregues pelo município, mas ninguém tinha o papel com o nome para guardar, o que assegurasse o direito à propriedade. Essa escritura definitiva agora está sendo entregue e vocês vão poder passar para os seus filhos”, disse Bruno Reis.

Uma das beneficiadas pelo novo Casa Legal foi a auxiliar de serviços gerais Valmira Conceição, de 35 anos, que vive no conjunto habitacional com o esposo e quatro filhos. “Agora, estou mais segura, além de ter recebido uma moradia nova, com boa estrutura, e não me preocupar mais com as goteiras. Ganhei o certificado de que sou dona da casa”, contou.

Posto – A Unidade Básica de Saúde da Família terá 12 consultórios construídos em uma área de 650 m² e com um investimento de cerca de R$ 1,1 milhão. Quatro equipes de saúde bucal e outras quatro de saúde da família atuarão no local, com capacidade para atender e cadastrar até 16 mil pessoas. Segundo Luiz Galvão, secretário de Saúde do município, será uma unidade completa para garantir a assistência à comunidade de Canabrava.

“Atualmente, 20% do orçamento do município tem sido investido em saúde e nas áreas mais carentes. Quando a atual gestão assumiu, o distrito de Pau da Lima tinha uma cobertura de saúde da família de apenas 8%. Com todas as entregas de 2019, passará a ter uma cobertura de 72%. Isso sim é priorizar a área e olhar para as pessoas mais carentes”, disse Galvão.