Salvador

Garis fazem até rapel para garantir limpeza da cidade

A Limpurb realiza ações preventivas de limpeza, capinação e colocação de lona nas encostas
Secom Salvador , Salvador | 15/05/2019 às 15:39
Garis fazem até rapel para garantir limpeza da cidade
Foto: Bruno Concha
Salvador conta com mais de cinco mil garis, que trabalham na coleta de resíduos domiciliares, remoção de entulhos, lavagem de vias, varrição, roçagem, dentre outras atividades, algumas delas que exigem bastante coragem. É o caso, por exemplo, da limpeza feita por esses profissionais, que comemoram o Dia do Gari sexta-feira (17), nas encostas da cidade. 
Para minimizar os efeitos provocados pelo período chuvoso em Salvador, principalmente nas áreas de risco, a Limpurb realiza ações preventivas de limpeza, capinação e colocação de lona nas encostas. Só este ano, foram realizados cerca de 338 ações do tipo, com serviços de roçagem, remoção de resíduos, incluindo os de natureza domiciliar, entulho e objetos volumosos, como sofás, camas, colchão, geladeira, fogão, entre outros.
A capinação consiste na retirada de ervas daninhas e grama desde a raiz, podendo ser feita de forma manual ou com ferramentas como enxada e sacho. Os agentes realizam ainda sacheamento de viadutos, removendo a vegetação que nascem nas fissuras. 
O trabalho em algumas dessas encostas requer o uso de técnicas de rapel pelos profissionais de limpeza. Neste sentido, a Limpurb dispõe de uma equipe especial composta por 22 agentes, que são treinados e especializados nessa técnica, com cursos teórico e prático ministrados por empresas especializadas. Todos usam equipamentos de proteção individual (EPI´s) necessários para essa técnica.
Bairros com maior incidência de encostas, como São Caetano, Subúrbio, IAPI, Mata Escura, Calabetão, Vasco da Gama e Via Regional, já foram contemplados com este tipo de serviço neste ano. “Antes da limpeza nas encostas, fazemos todo um trabalho de conscientização com equipes de educação ambiental, que vão de porta em porta orientando as pessoas sobre o descarte correto, a fim de evitar grandes problemas decorrentes do descarte irregular. O apoio da população é imprescindível, pois o lixo jogado nas encostas desce, causando alagamento, deslizamento e entupimentos de canais pela cidade”, destaca o presidente da Limpurb, Marcus Passos.
  Os bairros que apresentam maior número de ações realizações são: São Caetano, Alto da Terezinha,  Lobato, Brotas e Santa Mônica. Além desses, os bairros da Federação, Castelo Branco, Pirajá, Fazenda Grande do Retiro e Plataforma.