Salvador

Simpósio discute envelhecimento saudável em Salvador

II Simpósio do Conselho Municipal do Idoso foi realizado nesta quarta-feira(17)
Secom Salvador , Salvador | 18/04/2019 às 14:50
II Simpósio do Conselho Municipal do Idoso
Foto: Bruno Concha/Secom

Com direito a uma apresentação de caratê dos idosos da Instituição Lar Fabiano de Cristo (LFC), localizada em Coutos, foi realizado, nesta quarta-feira (17), o II Simpósio do Conselho Municipal do Idoso (CMI). Ocorrido no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal do Salvador, no Centro, o encontro foi promovido pelo CMI em parceria com a Secretaria Municipal de Proteção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional de Salvador (Cosan).

Estiveram presentes na abertura da mesa a defensora pública Laíse de Carvalho, a médica geriatra Marília Moreira, o representante do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI), Claudio Soares, e a presidente do CMI, Daniele Simões. “Esse simpósio é de grande relevância para levar conhecimentos sobre os direitos e valorização da pessoa idosa. Unimos o poder público e a sociedade civil para falar sobre essa temática e, juntos, sensibilizarmos tanto os mais jovens quanto os próprios idosos. Começar a trabalhar o envelhecimento desde a juventude e a importância de cuidar do corpo, da saúde e da mente é totalmente importante”, afirmou.

A palestra “Envelhecimento Saudável: Opção Pessoal ou Fato Consumado? ”, ministrada pela médica geriatra, levou a plateia à uma reflexão sobre o assunto. “O envelhecimento é mais uma etapa natural da vida e precisamos aceitar esse processo como algo normal, pois existe uma mudança na composição corporal e nas funções biológicas. Quanto mais cedo adotar um estilo de vida mais saudável, seja na alimentação, na prática de exercícios físicos e nas relações pessoais, isso será refletido na maior idade. É um processo individual e cada pessoa envelhece da forma como viveu durante a vida”, declarou.

A geriatra destaca que 70% do envelhecimento é programado por cada indivíduo. O que for herdado de código genético e de programação biológica só vai interferir em 30% de cada ser humano. “A saúde não é só um bem-estar físico. É um bem-estar mental, psíquico e social. O envelhecimento é baseado no tripé, nutrição adequada, prática regular de atividades físicas e boa saúde mental, que passa por atividades de lazer, socialização e inserção em políticas públicas”, afirma.

Conselho - O CMI é vinculado à Sempre e tem como objetivo zelar o cumprimento das leis que garantem os direitos dos idosos, fiscalizando as entidades governamentais e não governamentais de atendimento, entre outras atividades. A sede está localizada na Rua Carlos Gomes, 108, Edifício Maçônico, 2º andar, sala 201, Centro. Os números de contato são (71) 3328-2578 e 3266-2192.