Salvador

Geração de renda e autoestima são focos no Cras Calabetão

A iniciativa da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) integra a programação do mês da mulher
Secom Salvador , Salvador | 22/03/2019 às 11:24
Geração de renda e autoestima são focos de atividades no Cras Calabetão
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Peças jeans antigas e recortes de tecido que seriam desprezados são transformados em bolsas, necessaires e porta-moedas cheios de estilo. As técnicas de customização de jeans foram repassadas durante a oficina “Remodelando Vidas”, realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Calabetão, na tarde desta quinta-feira (21). A ação com foco nas mulheres da comunidade se somou a uma roda de conversa com o tema “Geração de Emprego e Renda”. A iniciativa da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) integra a programação do mês da mulher, cujo dia foi celebrado no último dia 8.

As 20 alunas aguardavam ansiosas para transformar as peças de jeans velho em novos acessórios. Na mesa, o material de trabalho: tesouras, agulhas, fitas métricas, adereços coloridos e os tecidos prontos para serem customizados. Nascida e criada no Calabetão, a dona de casa Rosemeire Barreto, 23 anos, não perde um curso oferecido no Cras. “Ocupa nosso tempo e ainda aprendemos mais uma forma de ganhar dinheiro. Quem diria que uma calça poderia se transformar numa bolsa moderna e novinha em folha”, comentou.

Para a coordenadora da instituição, Cintia Braga, a iniciativa é de grande valia para o resgate da autoestima das mulheres da comunidade do Calabetão e das localidades vizinhas. O curso acaba sendo uma alternativa para que muitas mulheres, que são chefes de família, possam assegurar uma fonte de renda. “Atendemos aqui muitas mães que são sozinhas e não podem trabalhar fora de casa, por terem filhos pequenos. Sempre ofertamos cursos para que possam aprender um ofício e vender os produtos na própria comunidade”, explicou.

Além da oficina de customização, o Cras realizou uma palestra no dia 14 sobre a origem do Dia da Mulher. A programação do mês de março será encerrada com um bate-papo no dia 28, às 14h, sobre o tema “Gordofobia”. De acordo com a coordenadora, assim como os demais eventos, a palestra tem o intuito de empoderar e fortalecer a autoestima das mulheres da comunidade.

Atendimento – Desde a fundação, em 2001, até o ano passado, o Cras Calabetão já atendeu 1.916 famílias. A unidade realiza 340 atendimentos mensalmente e funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira Entre as atividades ofertadas estão orientações sobre os programas Primeiro Passo e Bolsa Família, assistência social e jurídica, atividades com grupos de idosos, informações e promoção de casamentos coletivos e cursos profissionalizantes para jovens e adultos, além de aulas de dança para as crianças da comunidade.