Salvador

Cajazeiras V comemora praça que homenageia figura histórica do bairro

O nome da praça eterniza a memória do comerciante Reginaldo Ribeiro de Souza
Secom Salvador , Salvador | 16/03/2019 às 17:52
Prefeito ACM Neto em Cajazeiras V
Foto: Max Haack

Antes mesmo da inauguração oficial, ocorrida na noite desta sexta-feira (15), crianças, jovens, adultos e idosos aproveitavam cada equipamento instalado na área de convivência e lazer requalificada pela Prefeitura em Cajazeiras V. Com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice-prefeito e secretário de Obras, Bruno Reis, dentre outras autoridades e familiares do homenageado, a Praça Reginaldo Ribeiro de Souza recebeu investimento total de, aproximadamente, R$300 mil, com obras realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), vinculada à Secretaria Municipal de Manutenção (Seman).

O nome da praça eterniza a memória do comerciante, pai de 16 filhos e um dos primeiros moradores da localidade, falecido há 20 anos e até hoje conhecido pela generosidade e atenção com a comunidade. “Não é preciso ser uma pessoa com título para receber uma homenagem. Seu Reginaldo fez a diferença aqui e por isso é muito importante para todos. Ele merece essa ação da Prefeitura e da comunidade, por ter sido um grande homem e de referência no bairro”, pontuou ACM Neto.

Ao lado da prima Raiane, a gerente comercial Paula Ribeiro, de 23 anos e neta de Reginaldo, era só satisfação com a entrega da praça. “Nossa, a comunidade precisava muito desse espaço. Bastou tirarem os tapumes para as crianças começarem a entrar e brincar aqui. Como tinha um açougue bem em frente, meu avô costumava andar muito por aqui, gostava de dar comida aos pássaros, sentava embaixo de uma árvore que ele plantou ali adiante. Aqui ficou muito bonito e, com certeza, se ele estivesse vivo, ficaria muito feliz com a homenagem e com a beleza desse espaço”, relatou.

O prefeito ainda salientou que a praça segue a iniciativa promovida desde 2013 pela administração municipal: a de requalificação de praças e espaços públicos, no sentido de devolver a cidade ao cidadão. “Boa parte dos equipamentos estão localizados nas áreas mais populares da cidade. A qualidade do que é feito também é o mesmo tanto nos bairros nobres, quanto na periferia”, completou.

Estrutura e balanço – A praça tem área total de 1.810 m² e Dispõe de 636 m² de área verde, parque e espaço infantil, mesas de jogos, bancos antivandalismo, palco para eventos, quiosque de apoio, academia de saúde, paisagismo e comunicação visual. A parte de iluminação recebeu instalação de 26 pontos em LED, com potências entre 71 Watts e 142 Watts.

De janeiro até o momento, a Prefeitura já entregou 30 praças construídas do zero ou reformadas para a população. Desde 2013, já foram reconstruídas, construídas e/ou reformados mais de 400 espaços de convivência e lazer pela administração municipal.