Salvador

Serviços de saúde animal são interrompidos pela Prefeitura de Salvador

Serviço foi interrompido após autora de projetos deixar base de apoio a ACM Neto
Ana Rita Tavares , Salvador | 22/01/2019 às 18:38
Kombicho
Foto: divulgação

O serviço veterinário de esterilização móvel (Castramóvel) da Prefeitura de Salvador está sem funcionar desde setembro do ano passado. O ônibus, adaptado para cirurgias de castração, que, desde 2013, percorreu 30 bairros da capital baiana e realizou, até agosto de 2018, 30 mil castrações, fez a sua última parada no bairro do Stiep e de lá não mais saiu. 

Cuidadores de animais também se queixam da dificuldade de adquirir guias para castrar seus animais desde então. As autorizações eram retiradas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) localizado no bairro do Trobogy. 

Já a “kombicho, uma kombi cedida pela prefeitura, que atendia diversas organizações e animais, foi tomada da ONG ABPA-BA no mesmo período. 

O veículo era utilizado pela entidade para buscar ração com doadores e levar animais a feiras de doações e para atendimento médico.

De acordo com a presidente da ONG, Urânia Almeida, a prefeitura pediu o veículo de volta sem nenhuma justificativa.

Coincidentemente, o interrompimento dos serviços acontece após a vereadora Ana Rita Tavares (PMB) ter saído da base de apoio do prefeito ACM Neto, em maio de 2018. Após o rompimento, Neto criou o Conselho Municipal de Bem Estar Animal, sob a batuta dos irmãos Marcell e Marcelle Moraes, acusados de se apropriarem dos projetos de Ana Rita.