Salvador

Prefeitura monta esquema especial Lavagem do Bonfim

A Prefeitura organizou um esquema especia incluindo ações no trânsito, transporte, saúde, limpeza, ordenamento, segurança e fiscalização
Secom Salvador , Salvador | 15/01/2019 às 11:20
Lavagem do Bonfim
Foto: Valter Pontes

Milhares de pessoas deverão percorrer, nesta quinta-feira (17), o percurso de 8 km da Igreja da Conceição da Praia (Comércio) até a Colina Sagrada (Bonfim), repetindo o tradicional cortejo da Lavagem do Bonfim. Com intuito de oferecer a melhor estrutura de serviços públicos, a Prefeitura organizou um esquema especial, incluindo ações no trânsito, transporte, saúde, limpeza, ordenamento, segurança e fiscalização.

Limpeza - O esquema de limpeza contará com 522 agentes, 64 equipamentos entre caminhões, caminhões-pipa, compactadores e ônibus, além de 485 sanitários químicos. Esses são os números da operação montada pela Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) para a Lavagem do Bonfim. Aqueles que seguirem da Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Igreja do Senhor do Bonfim vão poder ter mais conforto com a instalação de banheiros químicos em pontos estratégicos durante o percurso. A limpeza das vias vai ser reforçada para atender o aumento do fluxo de pessoas durante os festejos.  

Saúde - O público contará com um módulo assistencial montado ao lado da Colina Sagrada, que funcionará das 7h às 21h. A estrutura terá cinco leitos e uma equipe multidisciplinar composta por três médicos, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem. Além disso, duas ambulâncias (básica e avançada) vão acompanhar todo o trajeto do cortejo. As Unidades de Pronto-Atendimento Barris, San Martins e 16º Centro ficarão na retaguarda para dar suporte.

Guarda Civil - A segurança da festa terá o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) que atuará com cerca de 150 agentes. Além de assistir e orientar o público da festa, ó órgão prestará apoio à Secretaria de Mobilidade (Semob), Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), SMS, além de realizar ações de patrulhamento preventivo ao longo do circuito que compreende a lavagem.

Urbanismo - Com objetivo de coibir a ocupação de marquises, orientar os proprietários de bares sobre a proibição de comercialização de bebidas em garrafas de vidro, agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) fiscalizam o trajeto da festa. A exibição de publicidade e de atividades irregulares também será monitorada pela Sedur.

Mobilidade - A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai reforçar as linhas de transporte coletivo para dar mais conforto ao público que participará da Lavagem. No dia da festa, todas as linhas do sistema de transporte de Salvador estarão operando com 100% da frota de ônibus, o que representa cerca de 2.400 veículos nas ruas. Para garantir mais comodidade aos usuários, 20 destas linhas que atendem à região do evento vão prolongar o horário final de atendimento até as 0h.

Além disso, serão disponibilizados 36 veículos extras da frota reguladora para auxílio no retorno para casa após as comemorações. Os veículos estarão disponíveis das 13h às 22h, no Largo do Papagaio, para atender à demanda. Na Estação da Lapa, também serão disponibilizados seis veículos da frota reguladora, de 16h às 23h. Ainda por causa das comemorações, o tráfego na região do Bonfim será interditado nesta quinta-feira a partir das 6h, e as linhas que operam no local sofrem mudanças de itinerário de acordo interdições realizadas pela Transalvador.

As linhas são as seguintes: 1515 Conjunto Pirajá I – Ribeira, 1535 Vista Alegre – Ribeira,1662 Base Naval – Ribeira,1638 Fazenda Coutos – Ribeira, 1608 Paripe – Ribeira, 1342 Estação Pirajá-Bonfim/Ribeira, 0201 Ribeira/Bonfim – Campo Grande, 0216 Ribeira – Lapa, 0343 Fazenda Grande do Retiro – Ribeira, 0213 Ribeira – Federação, 0221 Ribeira – Barbalho/Fazenda Garcia, 0218 Ribeira – Pituba, 0220 Ribeira – Sabino Silva, 0237 Ribeira – Rio Sena/A. Sta Terezinha, 0713 Santa Cruz –Calçada/Bonfim, 0720 Vale das Pedrinhas – Vl Rui Barbosa, 1055 Estação Mussurunga-Ribeira/São Joaquim, 1142 Cabula VI – Ribeira R2, 1145 Terminal Acesso Norte/Ribeira, 1403 Cajazeira 11 – Ribeira.

Ascensores - A Semob informa que o Elevador Lacerda e os planos inclinados vão operar de forma gratuita e com horários diferenciados para atender à demanda do público. O Elevador Lacerda vai operar das 6h às 22h. Já o Plano Inclinado Liberdade/Calçada também funcionará em horário especial de 7h às 21h; o Pilar, de 7h às 18h; e o Gonçalves, de 7h às 19h.

Táxis e mototáxis - Os fieis vão contar ainda com o serviço de táxis e mototáxis. O ponto especial ficará no estacionamento no Largo de Roma.

Ordenamento - O uso de embalagens reaproveitadas, de louças, alumínio ou de vidro será fiscalizado pela Secretaria de Ordem Pública (Semop). Todo material irregular será apreendido pelas equipes de fiscalização e encaminhado para o Setor de Guarda de Bens Apreendidos (Segub), situado na Avenida San Martin, na sede da Guarda Civil. Para recuperar os itens, o permissionário deverá comparecer à Segub depois do encerramento da festa, munido de documento de identidade, auto ou lacre de apreensão, mediante pagamento de multas, que vão de R$74,05 a R$145,98.

Quem comercializar comidas e bebidas no percurso precisa estar atento às recomendações de higiene e segurança previstas pela legislação municipal. Por exemplo, não será permitida a comercialização de produtos em carros de mão, carros-prancha, fogareiros, caixotes, churrasqueiras, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente.

Também que cabe à Semop a concessão de alvará de autorização sonora e a fiscalização das emissões sonoras que porventura aconteçam durante a Lavagem. Para utilização de níveis máximos de som e ruídos em eventos de médio e grande porte de qualquer natureza, a solicitação com a devida justificativa deverá ser feita à secretaria, que vai deliberar previamente sobre os níveis máximos a serem utilizados, considerando a localização, duração do evento e a legislação.

Manutenção - A Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) realiza serviços em todo o percurso, que vai desde o Comércio até o Bonfim. Todos os logradouros do entorno e principais ruas de acesso para os festejos de uma das mais tradicionais festas da Bahia estão passando por obras de revitalização. Entre os principais serviços estão a revisão de sistema de drenagem, desobstrução e limpeza de rede, substituição de grelhas das caixas de sarjeta, recuperação de calçadas, podas e melhorias na malha viária. 

Já foram contempladas as Avenidas Luiz Tarquínio e Dendezeiros, na região do Bonfim, e Rua Barão de Cotegipe, na Calçada. Os serviços seguem pela Avenida Jequitaia, Rua Fernandes Vieira, Rua Fernandes da Cunha, Rua Direta do Uruguai e Avenida Caminho de Areia. A Seman também tem feito as podas na região do Mercado do Peixe, em Água de Meninos, e Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma.

Prefeitura-Bairro - Os serviços oferecidos pela unidade da Prefeitura Bairro Cidade-Baixa, na Ribeira, serão suspensos durante a Lavagem do Senhor do Bonfim. Na sexta-feira (18), os atendimentos na unidade serão realizados normalmente.