Salvador

Guarda Civil intensifica ações de segurança no Parque da Cidade

O trabalho tem como objetivo assegurar um amanhecer sem sobressaltos para caminhantes, corredores, ciclistas e demais frequentadores
Secom Salvador , Salvador | 12/11/2018 às 11:38
Parque da Cidade
Foto: Jefferson Peixoto

Mesmo antes de o sol dar sinal para o início de mais um dia de trabalho, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), responsáveis por manter a segurança do Parque da Cidade, no Itaigara, já estão na ativa. O trabalho tem como objetivo assegurar um amanhecer sem sobressaltos para caminhantes, corredores, ciclistas e demais frequentadores que utilizam o principal espaço de lazer em área pública da capital baiana, para manter a forma ou praticar algum esporte.

 

Por aliar área urbana e área florestal, o local é assistido pelo Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), com o efetivo diário de dez agentes fixos, além de quatro prepostos de prontidão para emergências de cunho ambiental. O êxito no trabalho preventivo é comprovado pela presença cada vez mais intensa de pessoas tanto no início como no final do dia, seja nos equipamentos físicos ou nas áreas de trilha em mata fechada.

 

Há cerca de 60 dias não há ocorrências relacionadas à criminalidade, e quando ocorreu, nos últimos meses, não se tratou de nenhum caso de gravidade. “Intensificamos o patrulhamento interno, de forma a garantir mais conforto e segurança para os frequentadores do parque. É um local cada vez mais apto a receber famílias, atletas e todo o cidadão que deseje passar um dia agradável em um espaço público de Salvador”, destaca o comandante do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), Robson Pires.

 

Patrulhamento – O patrulhamento feito por meio de automóveis ocorre durante 24 horas, com equipes divididas em turnos. Já a ação com motociclistas acontece diariamente, das 4h às 19h. Nos finais de semana, as equipes do Gepa realizam ainda o patrulhamento a pé de todo o perímetro, inclusive dos setores onde se realizam piqueniques e no anfiteatro Dorival Caymmi, caso ocorram apresentações artísticas. Em eventos de grande porte, como as festividades do Dia das Crianças, o efetivo é ampliado, de acordo com o público estimado para cada dia de festa.