Salvador

Cidade da Luz celebra Consciência Negra com Ilê Aiyê

Feira gastronômica, Sarau Literário, exposição e palestras para crianças e pais assistidas pela instituição compõem a programação
Lume Comunição , Salvador | 12/11/2018 às 12:29
Cidade da Luz
Foto: divulgacao

A percussão do grupo Ilê Aiyê dará o toque inicial para as atividades lúdicas e culturais promovidas pela Cidade da Luz, ao longo deste mês, em celebração à Consciência Negra (20.11). A programação especial começará nesta terça-feira (13.11), a partir das 19h30, na sede da instituição (Pituaçu). A abertura será feita pelo médium e fundador da Cidade da Luz, José Medrado, seguida de desfile com 20 representantes da beleza negra, selecionados entre pais e alunos do Centro de Cultura e Arte Pai João (CCAPJ), unidade integrante da Casa, com apresentação musical da banda afro.

 

A cerimônia oficial ocorrerá somente à noite, mas desde às 14h30, nas áreas livres da Cidade da Luz, será possível conferir exposição de artesanato produzida pelos alunos do CCAPJ, além de feira gastronômica inspirada na culinária africana. O público terá um espaço reservado para degustação dos quitutes que foram incorporados à culinária brasileira, tais como acarajé, abará e bolinho de estudante. Está prevista ainda a exibição do vídeo “Linha do Tempo do Movimento Negros no Brasil”, que possibilitará o aprofundamento teórico de fatos importantes, avanços e conquistas desta população.  

 

No dia seguinte, quarta-feira, 14.11, a partir das 19 horas, será ministrada a palestra “Por que falar sobre racismo?”, pelo pesquisador, antropólogo, cientista social Altair Lira, referência também em estudos sobre a doença falciforme na população majoritariamente negra, com acesso gratuito e voltado para colaboradores da instituição. A abertura do debate contará com apresentação artística de grupo de Hip Hop, integrante de um dos projetos sociais da Cidade da Luz.

 

Conversas e Contação

 

A programação não para por aí. No dia 21.11, quarta-feira, às 16 horas, será a vez do cientista social, especialista em Políticas Públicas e em Gestão do 3º Setor, Ailton dos Santos Ferreira, debater o tema, para adolescentes a partir de 13 anos assistidos pela instituição e pais. No sábado, dia 23.11, às 10 horas, haverá contação de histórias feita pela jornalista, escritora e atriz Cássia Valle, para crianças atendidas pela Cidade da Luz, entre cinco e 12 anos de idade.

 

A programação vai até dia 27.11, terça-feira, às 10 horas, quando ocorrerá Sarau Literário, com os expositores Uarley Bequer, escritor, produtor de eventos e poeta; Diosmar Marcelino de Santana, geógrafo, escritor e autor do livro “A Geopolítica e o Território Quilombola no Século XXI”; e Sandro Sussuarana, escritor, poeta, produtor cultural e um dos idealizadores do Projeto Sarau da Onça. A música ficará por conta do vocalista da Banda Praiou, Mathias Kalil, que fará voz e violão.