Salvador

DEM denuncia à Justiça esquema favorecimento a candidato PT na Bahia

Governador usa WhatsApp para convocar prefeitos e DEM vê no fato uma irregularidade
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/10/2018 às 18:44
Presidente do DEM, José Carlos Aleluia
Foto:
     MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Democratas Bahia está entrando na Justiça contra o governador Rui Costa. A medida denuncia o abuso de poder econômico e a captação ilícita de votos que o governante petista vem promovendo em encontros com prefeitos do interior do estado e divulgação pelo Whatsapp.

   2. “Nesta segunda-feira (22), logo cedo, estaremos dando entrada em ação no TRE para impedir essa ilegalidade na Bahia”, afirma o presidente estadual do Democratas, deputado federal José Carlos Aleluia.

   3. Fazendo referência ao áudio do governador que circula no Whatsapp  Aleluia questiona: “O que ele quer dizer, quando convoca os prefeitos e fala em ‘reforçar a eleição do dia 28, garantir transporte para todos os eleitores, reduzir a abstenção'? Mais grave ainda é usar a desculpa de que o áudio teria sido 'adulterado'. Cadê a versão original então? O governador se tocou da besteira que fez e agora tenta abafar que praticou crime eleitoral".

   4. Para Aleluia, não restam dúvidas que interesses inconfessáveis estão por trás desta iniciativa do governador Rui Costa. “Vivemos numa República onde vige uma legislação que proíbe qualquer medida de favorecimento a um candidato. O problema se agrava ainda mais quando se usa o poder público com esse propósito, envolvendo estado e prefeituras”.
                                                    *****
   5. O Engenho Velho de Brotas -- onde nasceu, se criou e cresceu Mestre Moa do Katendê -- vai receber neste domingo, 21, uma série de homenagens em lembrança à memória do mestre de capoeira e fundador do bloco de afoxé Badauê.

  6. Moa do Katendê, que foi assassinado na madrugada do dia 8 de outubro após uma dicussão politica e criticado Jair Bolsonaro. Moa erá lembrado por amigos, parentes, admiradores, companheiros da cultura e da militância durante uma missa. Na sequência, eles seguem em caminhada pelo bairro.

   7. A missa em tributo ao mestre de capoeiran acontecerá às 9h, na Capela Deus Menino. Já o ato seguinte, batizado de Caminhada Pela Paz e Respeito à Democracia, está marcado para as 10h. O ato, de forte simbolismo, já que acontece no local onde Moa do Katendê viveu toda sua vida, será finalizado com a fixação de uma placa em homenagem ao capoeirista no local.

   8. No bar onde Moa foi assassinado, artistas do graffite ainda pintarão um painel em defesa da paz, em homenagem ao ativista cultural. A ideia é alertar para a cultura de violência que cresce no Brasil e defender a diversidade, a democracia, além de pedir paz e respeito às diferenças.

   9. “Faltou coragem para enfrentar um pleito. O grande derrotado é aquele que não tem coragem”. Foi com essa declaração que o vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), rebateu o prefeito ACM Neto (DEM) sobre as declarações a favor do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). 

   10. Neto disse que a denúncia sobre o apoio de empresas para disseminar notícias falsas contra o candidato do PT, Fernando Haddad, era “choro antecipado de quem vai perder a eleição”. Suíca, durante ato prol Haddad neste sábado (20), falou que a “sorte do PT é sempre ter coragem de enfrentar situações controvérsias no país e vencer, mesmo que isso tenha um custo alto”.

   11. O edil petista considera a declaração do prefeito democrata “deplorável” e argumenta que o oportunismo é uma prática velha do carlismo. “O PT não colocou o processo eleitoral em dúvida, mas sim denunciou uma prática criminosa que tem influenciado a opinião pública contra Haddad. Isso tudo usando dinheiro de empresas sujas para distribuir mensagens falsas via aplicativo. Tem fake news para tudo. Temos o direito de saber a verdade! Não adianta ficar dissimulando e buscando justificar apoio a candidato que quer a volta da ditadura, isso é medo de mais uma derrota”.

   12. Para auxiliar na alimentação dos pacientes, que sofrem de enjoo e falta de apetite decorrentes do tratamento do câncer, o Centro Estadual de Oncologia (Cican) é o primeiro órgão estadual a adotar um Programa de Suplementação Nutricional. 

   13. Desde julho, os produtos são distribuídos para pacientes com baixa imunidade e com efeitos colaterais mais severos. Nestas terça (16) e quarta-feira (17), o órgão realizou a Oficina de Culinária com Suplementos Nutricionais, onde os pacientes aprenderam receitas práticas para o dia a dia.

   14. A paciente Rosemeire Alves, 55 anos, acompanhou a oficina e se propôs inclusive a criar novas receitas, a partir do que aprendeu. “A gente fica acostumado ao suplemento e não sabe que pode fazer receitas com eles. Hoje nós aprendemos a fazer algumas coisas, agora podemos ensinar o que aprendemos para outras pessoas e ainda criar novas possibilidades. 

   15. Isso ajuda muito”.  Também paciente, Joseane Ferreira, 35 anos, fala dos efeitos colaterais. “Com o tratamento estou sentindo muito enjoo e, na palestra de hoje, aprendi algumas receitas que ajudam a melhorar a alimentação”.

   16. A coordenadora do Serviço de Nutrição do Cican, Daniela Dantas conta como funciona o programa de suplementação nutricional. “O suplemento é distribuído para pacientes que estão com imunidade mais baixa e com dificuldade de alimentação, que pode atrapalhar ou fazer até que com o tratamento seja suspenso. 

   17. Essa oficina teve o intuito de ensinar receitas para os pacientes, que usam os suplementos por muito tempo e às vezes enjoam, até pela modificação do paladar. Isso melhora a saúde, a alimentação e facilita o tratamento”.

   18. A Prefeitura iniciou a aplicação de uma geomanta no bairro do Doron, onde o vice-prefeito Bruno Reis autorizou as obras para proteger uma encosta de 400 metros quadrados na Rua Eugenio Ribeiro, na manhã deste sábado (20).

    19. Ao lado do prefeito ACM Neto, Bruno participou mais cedo da solenidade de inauguração da segunda etapa da contenção de uma área de risco na comunidade do Barro Branco, no Alto do Peru.

   20. “Investimos R$ 13,5 milhões para que as famílias que moram nessa região durmam e acordem tranquilas em qualquer estação do ano, especialmente porque a localidade foi uma das mais prejudicadas pelas chuvas intensas que caíram em Salvador em 2015”, afirmou o vice-prefeito.

   21. De acordo com Bruno Reis, as ações fazem parte da Semana Nacional de Prevenção a Desastres. Desde segunda-feira (15), o vice-prefeito assinou ordens de serviço para a aplicação de geomantas em Castelo Branco, Pernambués, Pau Miúdo, Marechal Rondon e Doron.

   22. Ontem, a Prefeitura inaugurou a geomanta grafitada numa encosta de 1.491 metros quadrados na Rua Conselheiro Pedro Luiz, no Rio Vermelho. Desde 2016, a técnica inovadora de proteção de áreas de risco já foi utilizada em 115 pontos da cidade, compreendendo mais de 77 mil metros quadrados, totalizando um investimento de R$ 12 milhões.