Salvador

Passeio em parque de diversões marca encerramento de ciclo do PROERD

Diversão para a garotada de Escolas do Alto das Pombas
Da Redação , Salvador | 18/10/2018 às 17:58
Diversão para crianças do Alto das Pombas
Foto: Alberto

As crianças de duas escolas do Alto das Pombas participaram, nesta quinta-feira (18), da festa de encerramento do ciclo das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar. A comemoração foi realizada em um parque de diversões no Shopping Bela Vista.

Ao todo, 152 alunos receberam noções de valores morais e segurança durante as aulas, ministradas uma vez por semana, nas escolas Professor Antonio Carlos Onofre e Nossa Senhora de Fátima. A soldado Patrícia Batista, instrutora das aulas do Proerd, explica que o processo de formação das crianças durou três meses e, neste caso, envolveu alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. 

“Durante os nossos encontros, passamos lições de vida que envolvem valores morais e éticos, além de orientá-los a como se manter seguros em casa e na rua. A gente ensina a importância de pedir ajuda no momento certo e a quem eles podem recorrer. As noções de cidadania e de respeito ao outro orientam o nosso trabalho”, afirma a soldado. 

De acordo com a capitã Aline Muniz, comandante da Base Comunitária de Segurança (BCS) do Calabar e Alto das Pombas, quatro escolas localizadas na área de atuação da base participam do programa. Para isso, duas policiais militares foram capacitadas no Instituto de Ensino da Polícia. 

“Nesta edição, tivemos uma nova ideia, porque geralmente as crianças de 1º e 2º ano do ensino fundamental recebiam apenas o certificado. A partir da parceria com esse parque de diversão, decidimos trazer as crianças para um passeio diferente. Já estivemos aqui ontem, com a primeira turma, e agora finalizamos esse ciclo”, destaca a capitã. 

A comandante da BCS aproveitou para destacar o ganho que a iniciativa promove. “Eu costumo dizer que quando a gente investe nas crianças, estamos transformando vidas. O número de ações que a gente desenvolve é muito grande e com foco maior nas crianças. Isso porque sabemos que investindo hoje nas crianças, ajudamos a construir um futuro diferente para o país”, conclui.