Salvador

Transalvador altera trânsito para realização da Maratona Salvador

A largada simultânea das provas de 42k e 21k está prevista para 5h30, no Farol da Barra
Secom Salvador , Salvador | 20/09/2018 às 14:52

As vias estarão livres para os corredores no próximo domingo (23), quando acontece a Maratona Cidade de Salvador. Cinco mil atletas, da capital e de várias partes do Brasil, participarão do evento. Para garantir o ordenamento do tráfego, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montou um esquema especial. A corrida acontecerá na Orla Marítima, entre Farol da Barra e a Praça de Piatã, passando pelas avenidas Centenário, Reitor Miguel Calmon, Anita Garibaldi, Juracy Magalhães Junior e ACM. Além dos 42k, serão disputadas as provas de 5k, 10k e 21k (meia maratona).

 

A largada simultânea das provas de 42k e 21k está prevista para 5h30, no Farol da Barra. Por esse motivo, o trânsito será interditado a partir das 3h para montagem das estruturas e preparação do percurso. Serão realizados desvios, bloqueios e compartilhamentos de tráfego ao longo dos 42 quilômetros com o objetivo de viabilizar a realização do evento com segurança para os atletas e, ao mesmo tempo, fluidez ao trânsito.

 

Interdições e alternativas – O trecho entre o Farol da Barra e o Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, será interditado. O tráfego vai ser desviado para vias alternativas, como Centenário, Garibaldi e Adhemar de Barros. Haverá também bloqueio entre o Jardim de Alah e a Praça de Nova Piatã, com apenas um compartilhamento, do retorno próximo à Av. Orlando Gomes até após o estacionamento da Praça.

 

Em alguns trechos do percurso, as faixas serão compartilhadas, ou seja, os veículos poderão passar ao mesmo tempo que os atletas, já que grades farão a separação da pista. Isso acontecerá nas avenidas Reitor Miguel Calmon, Anita Garibaldi e Juracy Magalhães Junior e também entre a Rua Rio Grande do Sul, na Pituba, e a Av. Octávio Mangabeira.

 

Na Av. ACM, o tráfego será desviado, no sentido Pituba, para a via marginal, a partir do Parque da Cidade, e no sentido oposto, a partir do Shopping Itaigara. Os cruzamentos do perímetro serão interditados, com exceção do Hotel Fiesta e próximo à Ladeira de Santa Cruz, sendo ambos monitorados para acesso dos veículos à via marginal. O cruzamento do Lucaia será bloqueado e desvios do tráfego serão realizados nos seguintes sentidos:

 

- Vasco da Gama para Rio Vermelho - desvio para Garibaldi;

- Rio Vermelho para Vasco da Gama - desvio para Rua Lucaia;

- Garibaldi para Av. Juracy Magalhães Junior - desvio para Rua Conselheiro Pedro Luis e Rua Lucaia.

 

O tráfego também será desviado no Largo da Mariquita para a Rua do Meio, no Rio Vermelho. A partir da Praça Brigadeiro Farias Rocha será implantado um compartilhamento até o Jardim de Alah. Agentes da Transalvador estarão por todo percurso para garantir o ordenamento e a fluidez do trânsito no dia da Maratona. Aliado a isso, é importante que condutores e pedestres fiquem atentos às interdições e à sinalização específica nas vias no dia da corrida.

 

Estacionamento – Os atletas e o público geral terão espaços reservados na Barra para deixarem os veículos. Estacionamentos estarão reservados na Avenida Almirantes Marques de Leão e ao lado esquerdo da rua Marquês de Caravelas, bem como nas transversais da Afonso Celso. O shopping Barra também disponibilizará vagas para os competidores. Em todo o percurso da prova, o estacionamento estará proibido, bem como em toda extensão da Rua do Meio, no Rio Vermelho.