Salvador

PACTO PELA VIDA: Mutirão leva cidadania ao bairro de Arenoso

PACTO PELA VIDA: Mutirão leva cidadania ao bairro de Arenoso
Da Redação ,  Salvador | 20/07/2018 às 10:27
Mutirão no Arenoso
Foto:


A comunidade do bairro de Arenoso, em Salvador, pôde emitir Certidão de Nascimento, Passe Livre, CPF, Carteira de Trabalho e de Identidade, gratuitamente, nesta quinta-feira (19), em mais uma edição do Mutirão Social Pacto Pela Vida. Os serviços foram oferecidos no Colégio Estadual Norma Ribeiro para renovação de documentação ou tirar a primeira via.


“O objetivo do Mutirão é garantir documentação básica para a população carente. A gente trabalha de forma itinerante, a cada semana estamos em um município ou em um bairro de Salvador”, explica a coordenadora da ação, Andreia Sales. Na próxima semana, no dia 24, chega a Santo Antônio de Jesus e, no dia 26, será a vez de Nazaré das Farinhas.

A emissão de RG foi o serviço mais procurado. Foram oferecidas 250 senhas. A operadora de telemarketing Jéssica de Freitas levou o filho Miguel, de apenas cinco meses, para tirar a primeira Carteira de Identidade. “Fica mais razoável sair com a Carteira de Identidade do que com a Certidão (de nascimento), pelo fato da certidão não poder plastificar. A carteira de identidade é menor, ocupa menos espaço”, declara a mãe.

 Os documentos ficam prontos no prazo de 30 dias e poderão ser retirados no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Pernambués, de acordo com a coordenadora do instituto Pedro Melo, Lucilene Martim. Além da emissão de documentos, também foi oferecido serviço de intermediação de mão de obra, atendimento no Procon e cadastro no Programa Identidade Jovem, que garante meia entrada e gratuidade em ônibus intermunicipais.