Salvador

Dia do Artesão é marcado por encontro de 400 profissionais no Pelô

Encontro muito interessante
Da Redação ,  Salvador | 20/03/2018 às 08:08
Grupo Bom Viver Carinho
Foto: Elói Corrêa


19 de março é o Dia do Artesão. Para marcar a data, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre) promoveu, nesta segunda-feira (19), o 11º Encontro de Artesãs e Artesãos do Estado da Bahia, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho. Cerca de 400 representantes do segmento, vindos de diversos municípios baianos, como Nazaré, Cruz das Almas, Lauro de Freitas e Teodoro Sampaio, marcaram presença no evento, que foi organizado pela Coordenação de Fomento ao Artesanato da Setre. 

A artesã Anadil Caribé participa do encontro há anos e destaca que “a data comemorativa é uma oportunidade de encontrar colegas e participar de uma troca de saberes”. Além de oficinas, apresentações culturais dos grupos Bom Viver, Filhos da Terra, Celice Flores, Samba de Roda União Teodorense, Os Adams, Iza Sampaio, Ives Fers e Deboche  Dance completaram a programação.

“Esse ano, o formato do encontro mudou. Saímos de locais fechados e de um evento mais formal para estarmos aqui, no Pelourinho, promovendo uma série de homenagens e apresentações artísticas”, explica a coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre, Luciana Embilina. 

Edital 

Lançado em janeiro deste ano, o edital de publicização do artesanato baiano está na fase final de escolha da instituição que vai gerir R$ 5 milhões, nos próximos dois anos, para alavancar o segmento na Bahia. A iniciativa visa facilitar o escoamento da produção de aproximadamente 13 mil artesãos. 

“Temos muito o que comemorar. O governador descontingenciou R$ 5 milhões para o edital que vai cuidar da comercialização, qualificação e de um plano de promoção para o artesanato baiano”, detalha Embilina