Salvador

Prefeitura oferece urgência emergência bucal em tempo integral 24h


De janeiro a junho mais de 500 mil procedimentos foram realizados
Da Redação , Salvador | 13/11/2017 às 18:27
Unidade do Dique do Tororó, 24h
Foto:


O cidadão de Salvador conta com serviços básicos e de média complexidade na capital baiana. A porta de entrada são as unidades básicas para primeira avaliação preventiva e caso haja necessidade, é encaminhado para o Centro de Especialidade Odontológicas (CEO).

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) a assistência se concentra nos atendimentos clínicos como: procedimentos de profilaxia; cirúrgicos; restauradores; periodontia básica, radiografia e ações de promoção à saúde bucal, entre elas, atividades educativas, escovação dental supervisionada e aplicação de flúor. Vale ressaltar que as UBS atendem via demanda aberta, ou seja, qualquer pessoa pode agendar a consulta. Já a USF marcam atendimentos apenas aos usuários da região já cadastrados no sistema.

Para quem precisa de atendimentos de média complexidade pode buscar o serviço nos 06 Centros de Especialidade Odontológicas (CEO) nos bairros de Cabula VI, Federação, Mussurunga, Cajazeiras, Carlos Gomes e Periperi. “Todos os Centros especializados foram requalificados nessa gestão, proporcionando a ampliação da oferta de serviços com mais qualidade e resolutividade”, afirma Ticiane Mendonça, Coordenadora do setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nessas unidades são ofertados Periodontia, Endodontia, Cirurgia Oral Menor, Estomatologia, Canal, NAPES, Odontopediatria e Prótese.

Já os serviços de urgência e emergência são ofertados 24 horas. A atual gestão ampliou para 10 unidades, ante as 2 unidades que haviam em Salvador em 2012. A recém reinaugurada Unidade de Atendimento Odontológico (UAO), no Dique do Tororó e as 09 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) tratam de pacientes que apresentem quadro de Abcesso Dentário e Pericoronário, Alveolite, Drenagem de Abcesso Oral e de Cisto, Fratura Dentária, Hemorragias Dentro – Alveolar, Trauma Dentário e Pulpite Aguda.

Especializados – Após triagem nos consultórios odontológicos, caso seja confirmado, pacientes que possuam cardiopatia são encaminhados para o Multicentro Amaralina que possui uma equipe especializada para atender a pacientes com esse tipo de anomalia. Já o Multicentro Liberdade atende pacientes portadores de infecções sexualmente transmissíveis (IST/ HIV/ Aids/ HV).

Os encaminhamentos para CEO’s, UBS e USF deverão ser realizados através da ficha de referência, devidamente preenchida, sendo indispensável a apresentação dos seguintes documentos: cartão SUS e identidade. As unidades funcionam de segunda à sexta-feira das 08h às 17h.