Salvador

Escola municipal adota projetos de leitura e transforma aprendizado

Toda semana, uma criança, de cada uma das 10 turmas envolvidas, é selecionada para uma atividade especial
Secom Salvador , Salvador | 21/08/2017 às 18:51
Escola municipal adota projetos de leitura e transforma aprendizado
Foto: div
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 18.0px; font: 9.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000} p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 18.0px; font: 9.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000; min-height: 10.0px} span.s1 {font-kerning: none}

A equipe pedagógica da Escola Municipal Lagoa do Abaeté, situada no bairro de Itapuã, tem modificado o hábito de leitura dos estudantes do 1º ao 5º ano da unidade e de seus familiares, a partir da criação e execução de dois projetos, o Leitura em Família e Ler é uma Gostosura.

Toda semana, uma criança, de cada uma das 10 turmas envolvidas, é selecionada para uma atividade especial. Consiste na escolha de um livro, que ela levará para casa para ler com os pais ou responsáveis. Junto com o livro, é entregue também um diário, onde o pai e estudante (se já tiver o domínio da escrita) contarão a experiência vivida e, quando possível, acrescentarão uma foto ou gravura para ilustrar a experiência.

Desde que foi criado, no início do ano, cerca de 50 meninos e meninas já foram contemplados com o Leitura em Família, na unidade de ensino. Um deles foi o aluno Israel de Oliveira, de 11 anos, que leu, junto com os pais, o livro Aquele Tombo que eu Levei, do autor Toni Brandão. O texto literário, que narra a estória de um garoto skatista, ajudou Israel a extrair ensinamentos.

“Eu aprendi que mesmo quando passamos alguma dificuldade não podemos desistir dos nossos sonhos. O livro é ótimo, eu gostei muito”, conta, Israel. A transmissão de valores é justamente um dos papéis que a literatura infantil exerce na vida dos pequenos, segundo pesquisadores. Além da ampliação do aprendizado e do prazer proporcionado por meio dos recursos imagéticos, as estórias infantis ensinam, de maneira discreta, valores importantes sobre o bem e o mal, por exemplo.

Segundo a professora e idealizadora do projeto Leitura em Família, Célia Souza, o retorno da atividade é sentido na sala de aula. “Tem sido maravilhoso! Temos visto o registro das crianças e dos pais. E na última etapa do processo, a criança traz o relato para a sala sobre a experiência. Os alunos ficam muito alegres em levar a sacola com o livro para casa e eu fico super feliz. É emocionante ver essa motivação nas crianças”, diz.

Segundo a diretora, Isa Lopes, os dois projetos de fomento à leitura foram criados durante a Jornada Pedagógica. “Nós queríamos ampliar as ações de leitura e já estamos colhendo bons frutos das iniciativas. Além de ampliar o horizonte das crianças e de proporcionar tantos outros benefícios, a leitura ajuda a desenvolver a escrita. Temos notado significativas melhorias na escrita dessas crianças”, diz a diretora.

Ler é uma Gostosura – De maneira complementar, o projeto Ler é uma Gostosura proporciona 20 minutos de leitura para todos os alunos e funcionários da escola durante um dia na semana. O dia em que o hábito será adotado é escolhido mensalmente. Neste mês de agosto, por exemplo, adotou-se as quartas-feiras.

“Todos têm que ler ao mesmo tempo, a não ser que para algum funcionário haja alguma atividade inadiável. Já houve ocasiões em que os pais estavam na escola no momento da leitura e também foram convencidos a ler”, conta a diretora Isa Lopes.