Salvador

Mutirão de serviços da Prefeitura beneficia comunidade do Calabetão

Aconteceu neste sábado
Da Redação , Salvador | 22/07/2017 às 15:33
Orientação no trânsito para crianças
Foto: Jefferson Peixoto
        A manhã deste sábado (22) foi agitada para os moradores do Calabetão. Na Escola Municipal que leva o nome da localidade, puderam resolver pendências de defesa do consumidor, atualização de vacinas, agendamento e retirada do kit de conversão da TV analógica para TV digital e inscrição em programas sociais, a exemplo  do Bolsa Família e Primeiro Passo.
 
O conglomerado de ações foi ofertado à população através do programa Gabinete da Prefeitura em Ação, que reúne diversos serviços públicos em um só local para facilitar o acesso do cidadão aos atendimentos. Estiveram presentes nesta edição o secretário-chefe de Gabinete, João Roma; o diretor geral das Prefeituras-Bairro, Júnior Magalhães; lideranças comunitárias e demais gestores municipais.
 
De acordo com João Roma, o projeto pode parecer singelo, mas possui poder de transformar a vida das pessoas. “Essa ação é importante porque aproximamos a gestão da população e do acesso aos serviços públicos. Existe uma dificuldade das pessoas, por conta das atividades no dia a dia, de ter acesso aos serviços. Então, um evento como este tem esse papel e consegue, em um dia de sábado, atender a demanda de quem necessita”, comentou o gestor.
 
Além da prestação de serviços, o Gabinete da Prefeitura em Ação promoveu palestras sobre saúde bucal e convivência doméstica e familiar. Para que os pais pudessem acompanhar as orientações ou realizar serviços com mais tranquilidade, também ocorreram atividades para recreação infantil com a realização de diversas brincadeiras e construção de brinquedos com materiais recicláveis.
 
Emocionada, a assistente social Zenice Oliveira destacou que iniciativas assim são essenciais. “É um programa maravilhoso! Vale muito a pena, principalmente em áreas em que as pessoas são necessitadas. É preciso que esses programas cheguem até os cidadãos”, comemorou.
 
Balanço – De acordo com a estimativa da Ouvidoria, foram registradas nesta manhã 25 solicitações de serviços entre: coleta de lixo, iluminação pública, redutor de velocidade, contenção de encosta e escadaria. Também foram solicitadas 90 informações nos balcões de atendimento de serviços. Em enquete realizada pelo órgão, foram contabilizadas 45 avaliações positivas sobre a iniciativa do programa no bairro.