Salvador

MERCADO DE CAJAZEIRAS reabre algumas áreas após o incêndio

Esforço concentrado de permissionários e da PMS
Da Redação , Salvador | 21/06/2017 às 17:48
Mercado de Cajazeiras
Foto: Bruno Concha
  
O Mercado Municipal de Cajazeiras foi aberto na manhã desta quarta-feira (21) após esforço conjunto de vários órgãos da Prefeitura para viabilizar a segurança e limpeza do local e permitir que os permissionários voltassem a comercializar seus produtos nesta semana que antecede o São João. O equipamento, localizado em Cajazeiras 10, teve parte do segundo pavimento incendiado na noite do último domingo (18).
 
Pelo menos 20 permissionários reabriram os boxes do primeiro pavimento e outros seis abriram as barracas da área externa, por volta das 10h. A vendedora de flores naturais Ana Rita de Jesus, 47 anos, disse estar na expectativa da retomada das vendas. “Eu estava preocupada com as minhas flores, por causa do fogo e da fumaça, mas fiquei feliz ao ver que nada aconteceu a elas. São como filhas para mim”.
 
A comerciante Cláudia Nascimento, 35 anos, demonstrou satisfação com a retomada das atividades. “O mais importante é tocar a vida para frente. Para mim as vendas aqui são boas. Coloquei máquina de cartão de crédito e as vendas ficaram mais frequentes. As pessoas precisam se adaptar”, afirmou. Ela vende legumes, verduras e hortaliças há oito anos no bairro, sendo pouco mais de um ano no Mercado de Cajazeiras.
 
Avaliação – Apenas o primeiro andar, o estacionamento e as barracas localizadas na área externa do mercado voltaram a funcionar. O segundo pavimento continua interditado, mas já passa por avaliação técnica do telhado, cobertura, estrutura elétrica e hidráulica. Segundo o subsecretário da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Beto Fagundes, tão logo for realizado o levantamento, as obras serão iniciadas no local.
 
Ainda de acordo com o gestor, apenas o forro de PVC e o teto superior foram atingidos pelo fogo. As estruturas não foram abaladas, o que facilitará a construção. O local foi interditado para garantir a segurança dos trabalhadores e consumidores. A Semop  realiza um levantamento das perdas de produtos dos permissionários do segundo pavimento para que comece a ser disponibilizado o auxílio-emergência.
 
“O levantamento ocorre de maneira individual, boxe por boxe, e deve durar mais ou menos uma semana. Após esse procedimento, um orçamento será encaminhado para que os permissionários comecem a receber o auxílio-emergência”, explicou Fagundes.  A Prefeitura também vai disponibilizar barracas para comerciantes do segundo pavimento que, eventualmente, tenham produtos estocados em casa e necessitem de espaço para vender.
 
Operação conjunta – Desde que o Departamento de Polícia Técnica (DPT) liberou o imóvel, ontem, a Prefeitura iniciou de imediato as ações para reativação do Mercado. Além do atendimento prestado pela Semop aos permissionários, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realizou a limpeza e lavagem da área externa. Ao todo, 40 agentes retiraram cerca de 1,3 toneladas de resíduos do local.
 
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou nova vistoria e a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Ouvidoria Geral do Município (OGM) prestaram apoio às ações da Semop na assistência aos permissionários. “O mais importante de tudo foi a missão dada pela gestão de reabrir o mercado em um momento tão importante para esses comerciantes, que é o São João”, completou o subsecretário da Semop.