Salvador

CHUVAS PROVOCAM 202 solicitações de SOS a Codesal e segue na sexta

Com informações da PMS
Da Redação , Salvador | 30/03/2017 às 18:27
Em frente ao HiperPosto canal transbordou
Foto: DIV
   As chuvas que cairam nesta quinta-feira, em Salvador, causaram muitos estragos e o trânsito ficou caótico. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) na “Operação Chuva 2017” registrou até as 18h tinha recebido 202 solicitações de emergência. 

   Foram quatro alagamentos de área, 72 alagamentos de imóvel, 29 ameaças de desabamento de imóvel, quatro ameaças de desabamento de muro, 47 ameaças de deslizamento de terra, uma ameaça de queda de árvore, uma árvore caída, três avaliações de imóvel alagado, um desabamento de imóvel, dois desabamentos de muro, quatro desabamentos parciais, 26 deslizamentos de terra, um galho de árvore caído, seis infiltrações e uma orientação técnica.

    Os bairros com maior número de chamados foram São Marcos com 21, Alto da Terezinha, com 11 e Sussuarana com 11. Não há registro de feridos. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.​​​

  NOTA DA PREFEITURA

   A Secom da PMS diz que, em seis horas de chuva na capital baiana nesta quinta-feira (30), o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) registrou 86,08 mm de chuva na região de Mirantes de Periperi, no Subúrbio Ferroviário. Essa foi a área em que mais choveu na cidade. Mesmo com o alto índice de chuvas, os pontos de alagamento se dissiparam logo que a precipitação diminuiu, mostrando que o trabalho preventivo da Prefeitura com a desobstrução de canais e de bueiros surtiu efeito.

“Tivemos um grande volume de chuva em pouco tempo e com essa volumetria realmente teríamos pontos de retenção de água, mas a situação logo voltou à normalidade com o final da chuva. A previsão é que o tempo permaneça instável até amanhã e no sábado comece a melhorar”, disse o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Gustavo Ferraz.

Não apenas a Codesal, mas todos os órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) permanecem de plantão durante 24 horas para atender todas as demandas com mais celeridade. O objetivo é buscar a perfeição nos atendimentos e em toda as ações voltadas para reduzir os estragos feitos pela chuva. Para isso, foram investidos R$ 46 milhões em obras de contenção de encosta em áreas de risco na cidade. Um exemplo foi a inauguração da contenção de encosta no Barro Branco, na Avenida San Martin, onde a Prefeitura inaugurou, ontem (29), dia do aniversário de Salvador.  

A previsão de chuvas para o mês de março, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), era de 150,6mm. Até agora, choveu durante todo o mês 151,6mm, ou seja, dentro do normal esperado.