Salvador

COPPA PM aprende 65 aves e autua 7 jovens na Baixa do Fiscal, Salvador

Com informações DCS PM
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/03/2017 às 11:12
Comercial ilegal de animais silvestres dá cana
Foto: DCS
 A Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) apreendeu 65 aves e autuou sete pessoas durante a realização da Operação de Feira Livre, na manhã de domingo (26), na Baixa do Fiscal, em Salvador, que teve o objetivo de fiscalizar a comercialização ilegal de animais silvestres.

Após levantamento de informações pela equipe de inteligência da unidade, identificou a feira como local de comércio ilegal de aves. Com a chegada da Coppa sete pessoas foram flagradas realizando a prática e enquadradas no Art. 29, Parágrafo 1°, inciso III, da Lei 9.606/98, que prevê pena para quem mantém em cativeiro, vende, transporta ou exporta espécimes da fauna silvestre nativa ou em rota migratória sem a devida permissão.

“As aves são o alvo principal do tráfico de animais silvestres no Brasil e correspondem a 80% das espécies contrabandeadas no comércio ilegal, que movimenta em torno de R$ 3 bilhões ao ano, ficando atrás apenas para os tráficos de armas de fogo e de drogas”, destaca a major Aparecida, comandante da Coppa.

As 65 aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e as cinco pessoas levadas para a Central de Flagrantes. Já os dois adolescentes foram apresentados na Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).