Salvador

ROBERTO SÁ MENESES comandará Santa Casa até 2019 e destaca excelência

Assume a vice provedoria Renato Augusto Ribeiro Novis
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/01/2017 às 21:55
Posse aconteceu no Cerimonial Rainha Leonor na noite desta segunda, 16
Foto:
  O provedor da Santa Casa de Misericórdia, Roberto Sá Meneses, recebeu irmãos, autoridades e convidados para a cerimônia oficial de posse pela sua reeleição (2017/2019) que aconteceu na noite desta segunda-feira, 16, no Cerimonial Rainha Leonor, e destacou os desafios enormes nesse momento de crise que vive o Brasil e que exige muita criatividade e competência. O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, representou o governador Rui Costa; e o secretário José Antonio Rodrigues representou o prefeito ACM Neto.

   Sá Meneses fez um rápido balanço dos seus três primeiros anos como provedor e as reformas estruturantes que tem imprimido na instituição buscando a excelência, com suporte da Fundação João Cabral, o planejamento estratégio traçado até 2018 e a ferramenta da comunicação para tornar a Santa Casa mais próxima da população, "para que enxergue a SC como uma institução que presta serviços aos mais carentes, uma casa do bem".

   A solenidade da posse foi divida em duas partes: na primeira, o padre Lázaro Muniz, celebrou uma missa na Capela Nossa Senhora das Vitórias, mais conhecida como Pupileira, com a presença de todos os irmãos. E, na segunda parte, no Cerimonial Rainha Leonor, a posse em si. A Mesa Administrativa está composta por Roberto Sá Meneses, provedor; Renato Augusto Ribeiro Novis, vice-provedor; Ana Paula Gordilho Pessoa, escrivã; e Antonio Alberto Valença, tesoureiro.

   São mordomos diretores Eduardo Argolo de Araújo Lima, Assistência Jurídfica; Célia Maria Pitangueira Gomes, Assistência Social; Hélio de Oliveira Cardoso, Campo Santo; Eduardo Morais de Castros, Capitação de Recursos; Ana Elisa Ribeiro Novis, Patrimônio Cultura; Antonio Geraldo Teixeira Neto, Patrimônio Imobiliário; e Cristina Evangelista Lyra Alves, Saúde, Ensino e Pesquisa.

   BALANÇO 

   Eleito como provedor em 2014, Roberto Sá Menezes se destacou ao longo dos três anos à frente da Santa Casa da Bahia por inúmeras realizações. Entre elas, a conquista da Acreditação por Excelência (ONA), nível 3, pelo Hospital Santa Izabel, além da inauguração da enfermaria São Cristóvão, do Ambulatório Silva Lima e do Serviço de Curativos Especiais. “Este é um cargo desafiador, do qual me orgulho da confiança em mim depositada e da oportunidade de vivenciar a grandeza e relevância desta Instituição para a cidade e para o nosso estado. Que nos próximos anos sigamos neste caminho, com muito trabalho, a serviço do bem”, destaca o provedor.
 
Ainda na área da saúde, em sua gestão também foi adquirido mais um moderno equipamento de Hemodinâmica, implantada a Unidade de Transição de Pacientes (UTP) e reformadas as alas Erick Loeff e o segundo andar da Pediatria. 
Um importante convênio foi firmado com a Fundação Dom Cabral, que possibilita o aperfeiçoamento da gestão e aprimoramento dos serviços oferecidos, com orientação às lideranças. 
 
Em 2016, durante os últimos meses do primeiro mandato, Roberto Sá Menezes inseriu as Unidades da Santa Casa no ambiente online, sobretudo com ativação de perfis da Instituição nas redes sociais. Além disso, comemorou os 10 anos do Museu da Misericórdia, com a exposição de Pancetti.
 
Em parceria com a Prefeitura, realizou grande campanha contra o mosquito Aedes Aegypti no Bairro da Paz e, na mesma comunidade, reformou com o apoio de patrocinadores as salas de música do Avançar. Lançou ainda o Campo Santo Familiar - produto que oferece condições especiais para evitar transtornos no momento de dor pela perda de um ente querido. Já como parte dos projetos de revitalização do Cemitério Campo Santo, implantou uma nova e moderna tecnologia aplicada aos sepultamentos, composta por um sistema inovador e ecologicamente correto.