Salvador

SALVADOR recebe prêmio Cidades Sustentáveis em mobilidade e saúde

Com informações da Agecom
Agecom , Salvador | 25/08/2016 às 20:53
Prêmio conferido pelo Ethos
Foto:
Salvador recebeu o Prêmio Cidades Sustentáveis de primeiro lugar na categoria Mobilidade e de segundo no quesito Saúde. A premiação realizada em São Paulo, nesta quarta-feira (24), veio por meio do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), organizado pelo Instituto Ethos e instituições da sociedade civil ligados à causa, com o objetivo reconhecer políticas públicas inovadoras e com resultados concretos bem-sucedidos nas cidades brasileiras.
 
No campo da saúde, Salvador concorreu na categoria Cidades Grandes, que engloba municípios com população acima de 500 mil habitantes. A redução no número de óbitos de crianças com menos de um ano, a diminuição do número de adolescentes grávidas e o aumento de unidades básicas de atendimento deram a Salvador o segundo lugar, ficando atrás de Campinas (SP). Já Curitiba (PR) ficou em 3º lugar.

"A premiação é resultado de um intenso trabalho de reestruturação e ampliação da atenção básica do município para qualificar os serviços públicos de saúde e ampliar o acesso da população à assistência", comemorou o secretário José Antônio Rodrigues Alves.
 
Além da requalificação de 85% da rede, foram construídos 28 postos de saúde, 08 UPAs - Unidades de Pronto Atendimento, implantados novos serviços como os Multicentros de Saúde (04), e contratados 3.759 profissionais de saúde, dentre eles 690 médicos. As ações permitiram a ampliação da cobertura de atenção básica de 18,6% (2012) para 45,2% neste ano, e a ampliação do pré-natal em 95%. Com isso, houve redução do número de óbitos infantil (menores de um ano) de 632 óbitos (2012) para 543 no ano passado, e redução do número de mães adolescentes (10 a 19 anos) de 5.652 para 5.083 entre os anos de 2012 e 2015.
 
Entre as ações da pasta destacam-se também as boas práticas de prevenção à dengue com a implantação de ferramenta tecnológica como o portal das arboviroses do município de Salvador (www.saude.salvador.ba.gov.br/dengue) e do projeto Castramóvel para prevenção de zoonoses transmitidas por cães e gatos.