Colunistas / Literatura
Rosa de Lima

ROSA DE LIMA analisa edição critica do sedutor livro Raizes do Brasil

Edição comentada da Companhia das Letras deixa o livro mais entendível, mais compreensível
12/09/2016 às 19:06
 Um dos mais respeitados clássicos da literatura brasileira, Raizes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda (Companhia das Letras, 525 páginas, 2016) chega às livrarias com sua edição crítica, segundo Maurício Acuña e Marcelo Diego, que assinam o texto explicativo, as notas de rodapé e outras, o "objetivo não é interpretar a obra, mas sim aproximá-la do leitor contemporâneo, oferecendo informações a respeito de alguns termos, algumas referências citadas e certos eventos mencionados".

  A introdução é assinada por Pedro Meira Monteiro e Lilia Moritz Schwarcz, os quais advertem: "Obras como essa, fundamentais para pensar o país, não surgem prontas e acabadas".

   A obra de Sérgio Buarque de Holanda editada pela José Olimpio, em 1936, considerada um "clássico de nascença" tem sido crucial para se entender e pensar o Brasil, sofreu algumas alterações do autor ao longo dos anos, sem, evidentemente, perder a sua essência, e tem sido objeto de inúmeras interpretações de diferentes analistas, estudiosos, cientistas sociais e assim por diante, desde àquela época (1936), no decorrer dos decênios e ainda hoje.

   Aproveitando-se dos 80 anos da primeira edição do livro, a Companhia das Letras publicou a edição crítica com o texto atual de Raizes do Brasil e as suas variantes entre as cinco primeiras edições, textos e comentários de Gilberto Freire, o organizador da coleção "Documentos Brasileiros" a pedido de José Olímpio; o prefácio de Antonio Cândido e também artigo intitulado (O Significado de Raizes do Brasil); de Cassiano Ricardo (Variações sobre o Homem Cordial); a carta de Sérgio Buarque a Cassiano Ricardo; e os posfácios de Elide Rugai Bastos (Um Livro entre duas Constituintes); André Botelho e Antônio Brasil Jr (Primos entre sí? Rural e urbano em Raízes do Brasil e Populações Meridionais do Brasil); Conradro Pires de Castro (A 'eterna juventude' de um clássico); João Kenedy Eugênio  (Entre Totem e Tabu: O Processo de Raizes do Brasil; Luiz Feldman (Contraponto e Revolução em Raizes do Brasil); Alfredo Cesar Melo (Mudanças em ritmo próprio); João Cezar de Castro Rocha (Um conceito ou um baixo contínuo? Venturas e Desventuras do Homem Cordial); Leopoldo Waizbort (Raizes do Brasil: Inércia e transformação lenta); Roger Wegner (Doze anos que abalaram as Raízes do Brasil).

   E o que tem de tão especial esse livro que permanece à luz da ribalta, enseja novos comentários e releituras?

   O próprio autor modificou uma das partes essenciais e mais polêmicas do seu trabalho, o conceito de 'homem cordial' depois que se envolveu numa tertúlia com o poeta Cassiano Ricardo, alterando esse perfil originalmente postos o cordial diante de virtudes gabadas por estrangeiros que visitaram o Brasil, ao longo de sua história, com sentimentos de concórdia e lhaneza no trato e hospitalidade, dando a esses atributos "traço definitivo" de caráter; adicionando ao homem cordial uma amplitude maior (inexistente na primeira edição) .

   E o autor, em carta a Cassiano, avesso que era aos debates e tertúlias "por preguiça e inércia" esclarece que "não me agarro com unhas e dentes à expressão cordial, que mereceu suas objeções. Se dela me apropriei foi à falta de melhor. É certo, entretanto, que não me convenceram seus argumentos em contrário, quando opõe bondade à cordialidade. Não vejo como fugir, com efeito, ao sentido ético associado à palavra bondade. Você mesmo não conseguirá, apesar de toda sua admirável destreza. Quando escrevi a palavra cordial, entendi-a no seu verdadeiro sentido. Você a interpreta na sua acepção fingida".

   É uma tertúlia das mais brilhantes da literatura brasileira e Buarque de Holanda acentua: "Não precisarei recorrer ao dicionário para lembrar que essa palavra - cordial - em seu verdadeiro sentido, e não apenas no etimológico, como você quer presumir, se relaciona a coração e exprime justamente o que eu pretendi dizer...cabe-lhe dizer-lhe  ainda que também não creio muito na tal bondade fundamental dos brasileiros...por fim quero frisar, ainda mais uma vez, que a própria cordialidade não me parece virtude definida e cabal que tenha de prevalecer independentemente das circunstâncias mutáveis de nossa existência".

   Raizes do Brasil nasceu polêmico e permanece polêmico. Antonio Cândido diz que o texto de Buarque de Holanda analisa os fundamentos do nosso destino histórico e foi "construido sobre admirável metodologia dos contrários, que alarga e aprofunda a velha dicotomia da reflexão latino-americana". E aponta, na essência, o que o autor expressa: trabalho e aventura; método e capricho; rural e urbano; burocracia e caudilhismo; norma impessoal e impulso afetivo; que o autor destaca no modo-de-ser ou na estrutura social e política para analisar e compreender o Brasil e os brasileiros".

   E o que diz Sérgio Buarque de Holanda no primeiro dos capítulos (Fronteiras da Europa|) ao analisar o mundo novo e a velha civilização?

   "O certo é que, entre espanhóis e portugueses (colonizadores das Américas do Sul e Central e México; e Brasil) a moral do trabalho representou sempre fruto exótico. Não admira que fossem precárias, nessa gente, as ideias de solidariedade". Para o autor, não existia, "sorte de disciplina perfeitamente concebível, além da que se funde na excessiva centralização do poder e na obediência". A exceção, comenta, é a atuação dos jesuitas, "que representavam melhor do que ninguém, esse principio da disciplina pela obediência".

  Ou seja, para se entender a colonização no Brasil importante analisar o espírito de aventura dos portugueses, os quais pelo menos no inicio da colonização não vieram para implantar uma nova civilização e sim para se utilizar das riquezas da terra brasilis; e o comportamento dos jesuists "um prodígio de racionalização". 

   Adiante, em 'Trabalho e Aventura' - Portugal e a colinização das terras tropicais - o autor comenta que "o que os português vinha buscar era, sem dúvida, a riqueza, mas a riqueza que custa ousadia, não riqueza que custa trabalho". Daí, diante da abundância de terras férteis "e ainda mal desbravadas fez com que a grande propriedade rural se tornasse, aqui, a verdadeira unidade de produção. E verificou-se, frustradas as primeiras tentativas de emprego do braço indígena, que o recurso mais fácil estaria na introdução do trabalho de escravos africanos".

   O livro de Buarque de Holanda avança na interpretação dos fatos a partir dessa herança rural, patriarcal, considera a abolição da escravatura (1888) um marco histórico e divisor de águas entre as duas épocas, as mudanças que a sociedade iria enfrentar a partir da urbainização brasileira com o crescimento das cidades, na realidade, "a fundação das cidades como instrumento de dominação", o papel da igreja católica, "no Brasil, foram ainda os jesuitas, durante os primeiros séculos, os únicos portadores de uma organização que se orientava segundo um espírito positivamente construtor".

   O autor analisa as diferença entre as colonizações portuguesa no Brasil (mais litorânea) e espanhola nas Américas (mais interior), as diferentes culturas nativas que enfrentaram, as ordenações filipinas no Brasil na época do domínio espanhol, os holandeses em Pernambuco e porque não deram certo, até que chega ao quinto capítulo, o mais polêmico, onde define a personalidade do brasileiro como a de um 'homem cordial', a aversão ao ritulaismo e como se manifesta na vida social, na linguagem, nos negócios; e a religião e a exaltaçãao dos valores cordiais".

   Comenta o autor: "O Estado não é a ampliação do círculo familiar e, ainda menos, uma integração de certos argumentos, de certas vontades particulares, de que a familia é o melhor exemplo...Só pela transgressão da ordem doméstica e familiar é que nasce o Estado, e que o simples individuo se faz cidadão, contribuinte, eleitor, elegível, recrutável e responsável, ante as leis da Cidade".

   E, na primeira edição, assegura: "Já se disse, uma expressão feliz, que a contribuição brasileira para a civilização será de cordialidade - daremos ao mundo o homem cordial. A lhaneza  no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definitivo do caráter brasileiro".

   O livro de Buarque de Holanda é fantástico e não tem fim embora o autor encerre seus pensamentos com os capítulos Novos Tempos e Nossa Revolução, as origens da democracia no Brasil, as agitações politicas na América Latina e o Aparelhamento do Estado Brasil. Atualissimo esse 'clássico de nascença' e com as análises colocadas do pósfácio ainda mais sedutor.