Colunistas / Literatura
Rosa de Lima

RESUMO DE "UMA BREVE HISTÓRIA DO CRISTIANISMO", DE GEOFREY BLAINEY

VIDE
26/08/2012 às 08:01
Foto: Bjá
Uma breve história do cristianismo foi editada no Brasil pela Fundamento, 335 páginas
   O próprio autor da obra Geofrey Blainey diz ao escrever "Uma Breve História do Cristianismo", editado no Brasil pela Fundamento, 335 páginas, que seria quase impossível resumir tanta informação sobre um tema tão amplo num só livro.

   Ainda assim, em sua ótica, teria conseguido levar aos leitores o básico do básico sem comprometer a essência dos acontecimentos. E, de fato, o autor traz-nos uma panorâmica mundial do cristianismo a partir do nascimento do menino da Galiléia e da dominação do Império Romano até os dias atuais.

   O que desperta mais atenção no trabalho de Blainey para os brasis é a evolução do cristianismo pelos continentes sem que o Brasil tivesse uma participação mais efetiva e inovadora nesse processo, salvo como seguidor de determinados movimentos e centro religioso católico, mas, sem um papel de indutor como aconteceu com os Estados Unidos, um país também do Novo Mundo.

   Evidente que a marca principal das mudanças aconteceu na Europa, na Ásia e no Oriente Médio os berços desse movimento religioso que gerou diferentes matizes desgarradas da tradicional Igreja mãe católica apostólica romana, mas que, seguem as diretrizes e os dogmas dos ensinamentos apostólicos.

   Esse é um dado essencial no decorrer da pena de Blainey porque coube aos apóstolos e os seus escritos a difusão da raiz materna do que viria ser o cristianismo, e ao Império Romano com a ascensão de Constantino, o Libertador, e o Édipo de Milão, estabeler o cristianismo como aberto a todas etnias funcionando como fator de unificação de um império multiracial, sendo a cruz foi adotada a figurar nos escudos dos soldados romanos.

   De fato, para o leigo, é muito difícil entender as ramificações do cristianismo, as cruzadas, os caminhos peregrinos, os templários, o Reino de João Calvino, Maomé, o islamismo, todo um caldo de cultura que resultou nessa miríade de religiões e seitas tendo como fundamento o cristianismo e suas diferentes interpretações de Deus, das igrejas, de Cristo e assim por diante.

   Até mesmo no seio da Igreja Católica, que nunca foi una, e chegou a ser mais francesa do que romana em determinada época, somente a sabedoria dos seus teólogos e pensadores foi possível conseguir essa unidade (pelo menos dogmática) até os dias atuais.

   A importância do livro resumo de Geoffrey Blainey está no fato de que o leitor pode ter uma noção geral do que aconteceu ao longo desses dois últimos milênios e, evidente, se desejar se interessar por um tema mais específico (os cruzados, por exemplo) existe uma infinidade de publicações de outros autores que podem complementar as informações e estudos acadêmicos se for o caso.
 
   Nunca se escreveu tanto sobre um tema geral (cristianismo) e suas ramificações como essa breve história do mundo. A religião, todos sabem, moveu mantanhas, derubou governos, reconfigurou impérios, aproximou o Ocidente do Oriente e é a principal matriz para se entender os conflitos e o que existe na atualidade.

   Ninguém escapou desse sentimento e o exemplo mais puro e acabado é o Império Romano, Constantinopla e suas ramificações pela Europa e Ásia, hoje, inexistente mas ainda com presença cultural marcante em várias partes do mundo. E, o que dizer do gesto de Constantino 330dC que instituiu a cruz como marco e ainda hoje é o maior simbolo de marketing do planeta?

   Pois assim dito, o melhor é ler o livro de Geofrey Blainey, vale a pena conferir e conhecer um pouco dessa história.