Política

SALVADOR PASSA DE 2 MILHÕES DE VACINADOS E TURMA DE 12 ANOS PÕE BRAÇO

Alívio e esperança
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/09/2021 às 17:49
Turma de 12 a 17 anos
Foto: jEFFERSON pEIXOTO
    Um dia após Salvador completar dois milhões de vacinados com a primeira dose, chega a vez dos adolescentes com 12 anos serem contemplados com a imunização contra a Covid-19 em Salvador, nesta quarta-feira (22). Nos postos, os sentimentos de alívio e esperança predominam.

“Eu estou muito feliz em poder tomar a vacina. Finalmente estarei imunizado, sei que o risco de contaminação é reduzido, e isso certamente é uma preocupação a menos para minha família”, disse o estudante Felipe Xavier, de 12 anos.

Para ter acesso ao imunizante, os adolescentes habilitados para imunização contra Covid-19 devem ser acompanhados pelo responsável no ato da vacina. Ao lado de Felipe, a aposentada Maria dos Santos, 71 anos, destacou a tranquilidade de saber que o neto recebeu a primeira dose do imunizante.

“Vim trazer meu neto para ser vacinado porque sei que a imunização é a única forma de sairmos desse ciclo de destruição da Covid. Ver ele protegido enche meu coração de alegria, sei que essa doença não é brincadeira. Já perdemos muita gente, então não podemos negligenciar”, alertou.

Ao acompanhar a filha Gabriele, de 12 anos, a autônoma Marluce Silva, de 39 anos, falou sobre a importância da vacinação entre os adolescentes. “É difícil segurar eles em casa. É um alívio e um momento de muita esperança ver minha filha vacinada. Com a imunização avançada, consigo enxergar a possibilidade da retomada da normalidade. Finalmente, vamos dar continuidade às nossas vidas”, afirmou.

"Desde o início da pandemia eu estava muito ansiosa para chegar a minha vez, e agora estou muito feliz. Com a vacinação, vamos nos livrar da Covid”, declarou Gabriele.

Outros adolescentes também têm comparecido aos postos para garantir a imunização. A estudante Mirelle dos Santos, de 15 anos, destacou a expectativa para o fim da pandemia. “A vacina é essencial para sairmos dessa crise sanitária. Sei a importância e entendo que só ela pode me deixar imune contra o coronavírus”, disse.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 164.987 jovens de 12 a 17 anos estão cadastrados para a vacinação na capital baiana.

Outros públicos – Nesta quarta-feira (22), também segue normalmente a vacinação de gestantes e puérperas com 12 anos ou mais, bem como os jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente, cadastradas no portal da SMS. Está acontecendo ainda, na capital baiana, a aplicação da dose de reforço para pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 3 de abril de 2021. Já a aplicação da segunda dose está suspensa.