Política

BAHIA TEVE 130 CASOS DA COVID HOJE E RECUPEROU 165; E MAIS 16 ÓBITOS

Terceira dose para acima de 60 anos em Salvador com nome na lista
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/09/2021 às 20:07
Terceira dose em Salvador para acima de 60 anos de idade
Foto: Jefferson Peixoto
  MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 130 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 165 recuperados (+0,01%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (20) também registra 16 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.229.200 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.200.087 já são considerados recuperados, 2.342 encontram-se ativos e 26.771 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.526.952 casos descartados e 233.425 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 51.975 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. Com 9.586.502 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 75,29% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. A Prefeitura de Salvador inicia aplicação da 3ª dose para pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 3 de abril de 2021 nesta terça-feira, 21. O nome dessas pessoas precisa constar no site da SMS. Quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente.
                                                *****
5. Nesta terça, haverá repescagem da vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes com 13, 14, 15, 16 e 17 anos sem comorbidades, que estiverem com o nome na lista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Pessoas com idade igual ou superior a 18 anos que residem em Salvador e com nome na lista da SMS poderão procurar pontos fixos e drivers.

6. Também segue normalmente a vacinação de gestantes e puérperas com 12 anos ou mais com o nome no site da SMS, bem como os jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente previamente cadastradas no portal da Saúde.

7. As Prefeituras-Bairro da cidade estão disponibilizando as doses da vacina contra Covid-19 exclusivamente para as pessoas com 18 anos ou mais que agendarem o serviço de atualização cadastral do cartão SUS. A medida visa otimizar a imunização dos indivíduos que emitem a 1ª via ou realizam a transferência de domicílio do cartão SUS.

8. Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua realizando a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa.

9. Aquelas que estão na mesma situação citada e que ainda não fizeram o cadastro na ouvidoria devem fazê-lo através do site especializado, informando os seguintes dados: nome completo; CPF; data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose; nome da vacina; local em que tomou a primeira e telefone de contato. Após esta etapa, aguardar contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro mas ainda não receberam contato da ouvidoria, devem aguardar a comunicação para o agendamento.

10. pós quase mais de um ano e meio de pandemia, o número dos chamados “empreendedores por necessidade” no Brasil só cresce e não é diferente na Bahia. É pensando nessas pessoas que o Instituto CCR, ligado à CCR Metrô Bahia, apoia a segunda edição do projeto Acelerando Seu Corre. Na primeira realização, finalizada em maio de 2021, foram mais de 480 inscrições e 210 negócios acelerados. Entre os participantes, 70% tinha renda de até 2 salários mínimos e 86% se declararam negros e negras.

11. O objetivo do Acelerando Seu Corre 2 é oferecer qualificação no universo do empreendedorismo para essas pessoas, incluindo quem empreende por necessidade e depende dessa renda para manter a família. A Wakanda Educação Empreendedora, que é a parceira realizadora do projeto, está com as inscrições abertas e o curso é 100% online através do WhatsApp, com conteúdos voltados para gestão financeira, vendas no ambiente digital e planejamento. Para participar, é preciso fazer a inscrição através do site https://www.wakandaeducacao.com.br/acelerandoccr e pagar a taxa de inscrição no valor de R $30,00.

12.  “Usar a linguagem informal como tecnologia para transmitir conhecimento sobre empreendedorismo para a nossa galera, que já tá no corre, que já faz acontecer do jeito que dá. É isso que fazemos. Nosso papel é ensinar habilidades para que esses microempreendimentos cresçam, para que essas pessoas se enxerguem como empreendedoras, entendam que têm um negócio e não um bico, para que elas enxerguem que podem viver com dignidade através do que já fazem de maneira intuitiva. É pegar o diamante bruto para lapidar”, pontua a empresária Karine Oliveira, CEO da Wakanda.

13. Para acolher e orientar crianças e adolescentes no ambiente escolar no período pós-pandemia, servidores da Secretaria Municipal de Lauro de Freitas (SEMED) passarão por uma qualificação ministrada por profissionais da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente (RPCA). A cerimônia que marcou a abertura do curso ocorreu na manhã desta segunda-feira (20), na Escola Municipal Solange Coelho, na Itinga.

14. A formação tem como tema a “Violação de direitos da criança e do adolescente da Rede Municipal de Educação de Lauro de Freitas: um olhar apurado à criança e ao adolescente no contexto do abuso sexual e violação de direito” e será realizada nos polos educacionais de Itinga, Areia Branca, Vida Nova, Centro e Portão. 

15. A capacitação terá uma equipe multidisciplinar na linha de frente, formada por profissionais de psicologia, assistência social, segurança pública, sociologia, saúde, conselho tutelar e pedagogia. O curso começa nesta terça-feira (21) e segue até o dia 20 de outubro.

16. A diretora do departamento da RPCA na Semed, Raquel Oliveira, comentou que a atividade tem como foco os profissionais não docentes para preparar o grupo para atuar de forma acolhedora com as crianças e adolescentes, no contexto da pandemia.

17. A titular da SEMED, Vânia Galvão, destacou que a iniciativa vai trazer consequências positivas na vida de gestores e alunos. Ela ressaltou que a pandemia trouxe situações atípicas para a categoria. “Gostaria de parabenizar toda a categoria que se reformulou durante esse longo processo de pandemia. 

18. Em pouco tempo, estaremos com o contato mais presencial com nosso alunado que, além da perda cognitiva da aprendizagem, chegarão com uma carga emocional alta, um estresse muito forte, e nós temos que saber como trabalhar essa questão, por isso a necessidade deste curso”, afirmou.

19. Na avaliação de Luciano Reis, coordenador do grupo de gestores escolares, a qualificação será essencial para que os profissionais saibam proceder em determinados casos e ajudem a fortalecer a rede de encaminhamento.

20. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Antônio Jorge Birne, relembrou o que estabelece o artigo 277 da Constituição Federal, no que diz respeito aos direitos da criança e do adolescente. “É preciso, sobretudo, amar as crianças e assumir o compromisso de cuidar delas. Esse curso visa justamente isso, fazer a gente abraçar essa causa e fazer acontecer”.