Política

NÚMERO DE INFECTADOS PELA PANDEMIA DA COVID CAI PARA 4.266 NA BAHIA

Bahia tem menor número de infectados pela Covid neste 2021
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/08/2021 às 19:53
Mais vacinas devem chegar do Ministerio da Saúde
Foto: DIV
  MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 553 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,0%) e 1.362 recuperados (+0,1%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (2) também registra 43 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.195.507 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.165.413 já são considerados recuperados, 4.266 encontram-se ativos e 25.828 tiveram óbito confirmado.

2. boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.443.711 casos descartados e 231.423 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 51.442 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. Com 6.415.948 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.625.341 receberam também a segunda aplicação, e mais 249.946 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta terça-feira, a Bahia já vacinou 60,1% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.084.666) com, pelo menos, a primeira dose. 

4.A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
                                                  *****
5. O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) aprovou, em sessão ordinária virtual realizada nesta terça-feira (3), as contas do governador Rui Costa relativas ao exercício do ano de 2020. Com o placar de 5 votos a 1 o colegiado de conselheiros recomendou a aprovação das contas que seguem para apreciação dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa da Bahia.  

6. A relatoria do processo ficou com a conselheira Carolina Matos Alves Costa, que votou recomendando a aprovação das contas, com ressalvas. Acompanharam a relatora os conselheiros Marcus Presídio, Inaldo Araújo, João Bonfim e Antonio Honorato. Contra a aprovação votou o conselheiro Pedro Lino. Participaram também da sessão o procurador geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno, e o procurador geral do Ministério Público de Contas do Estado, Tarciso Carvalho.

7. A Casa do Benin, equipamento cultural administrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), da Prefeitura de Salvador, voltou a receber propostas de exposições temporárias que podem ser exibidas na Galeria Lina Bo Bardi. A ação ocorre depois de um período de suspensão das atividades presenciais por força da pandemia de Covid-19. 

8. Os artistas interessados devem encaminhar seus projetos para a gestão da Casa do Benin, através do e-mail casadobenin@ salvador. ba. gov. br . É necessário apreentar uma noção da expografia, a equipe envolvida, breve currículo dos artistas e a forma de divulgação do evento.

9. “As propostas recebidas são analisadas e agendadas pela curadoria feita pela gestão do espaço, composta da gerência de equipamentos culturais e do gabinete da FGM. Importante que elas tenham pertinência com os temas relacionados à Casa do Benin, como as relações culturais e identitárias entre Salvador, a diáspora africana e as culturas negras”, disse o gerente de equipamentos culturais da FGM, Chicco Assis.

10. A duração da exposição proposta deve levar em conta a capacidade da produção em mobilizar o público, bem como o eventual apelo de datas comemorativas e meses temáticos que se relacionem com o conteúdo da exposição, considerando-se um tempo mínimo de dois meses e máximo de quatro meses. O período é negociável de acordo com as especificidades de cada proposta, da disponibilidade do espaço e do volume de outras demandas em pauta.

11. O Governo do Estado publica, no Diário Oficial do Estado da próxima quinta-feira (05), a nomeação de 277 professores e 35 coordenadores pedagógicos para a rede estadual de ensino, aprovados no Concurso Público (Edital Saeb/02/2017). Com este quantitativo, o certame totalizará 2.630 docentes e 652 coordenadores nomeados.

12. Os decretos vão nomear professores e coordenadores padrão P – grau III, para o quadro de pessoal da Secretaria da Educação do Estado. Os nomeados vão atuar em Salvador e em outros 26 municípios do Estado. São docentes das disciplinas de Biologia, Física, Geografia, Filosofia, História, Inglês, Português, Matemática, Sociologia, Arte e Educação física.

13. Os nomeados poderão tomar posse imediatamente. Os 277 professores e 35 coordenadores precisam comparecer à sede da Secretaria da Educação ou no Núcleo Territorial de Ensino (NTE), de acordo com o local onde vão atuar, no prazo máximo de 30 dias.

14. professores e coordenadores vão atuar nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Caetité, Ribeira do Pombal, Seabra, Itabuna, Valença, Santo Antônio de Jesus, Eunápolis, Jacobina, Serrinha, Amargosa, Juazeiro, Itaberaba, Senhor do Bonfim, Irecê, Itapetinga, Barreiras, Macaúbas, Ipirá, Jequié, Santa Maria da Vitória, Paulo Afonso, Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa.

15. Num colégio estadual de Serrinha, hoje, a professora chegou para dar aula presencial e dos 39 alunos só compareceram 5.

16. A Secretaria Municipal da Educação (Smed), com o intuito de aprimorar a qualidade da alfabetização das escolas de Salvador, está trazendo para a Rede o Programa Aprender pra Valer. A iniciativa vale para as escolas que têm alunos nos anos iniciais, atendendo todas as turmas do 1º ao 5º ano, e tem a proposta de elevar o percentual de estudantes em nível avançado de língua portuguesa e matemática, superando os parâmetros propostos pela meta do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

17. A diretora pedagógica da Smed, Cinthia Santos, lembra que o programa já está em fase de implantação nas Gerências Regionais. “As equipes estão tendo formação no âmbito do programa, que busca fortalecer as práticas de acompanhamento e monitoramento junto às unidades escolares e fortalecimento dos processos de formação, com foco na alfabetização e no letramento”.

18. Ela afirma que, através dessa iniciativa, é possível encontrar uma oportunidade de qualificação dos processos pedagógicos. “É um projeto que fortalece a formação continuada de professores, coordenadores e gestores escolares, além da equipe técnica da Smed”, finaliza, lembrando que esse processo será feito com utilização de materiais próprios da Rede Municipal de Educação – o Referencial Curricular e Cadernos Nossa Rede.

19. A diretora reforça a importância da parceria, por se tratar de um programa que busca contribuir com a educação municipal. “Todo o processo conta com profissionais da própria rede, que estão imersos nas discussões e reflexões, nos processos de formação e supervisão e, de forma colaborativa e sistemática, vão fazendo o Aprender pra Valer ser uma marca em nosso município”.

20. Quando a Secretaria de Cultura do Estado vai publicar os projetos apresentados para serem beneficados com a Lei Aldir Blanc?