Política

MAIS DE 50 MIL PESSOAS JÁ FORAM VACINADAS EM SALVADOR CONTRA A GRIPE

COVID mata mais 118 pessoas na Bahia em 24 horas e total durante a pandemia é de 17.574 óbitos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/04/2021 às 18:55
Nesta primeira fase as crianças de seis meses até menores de 6 anos estão incluidas
Foto: Bruno Concha
   MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.625 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.240 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (21) também registra 118 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 871.672 casos confirmados desde o início da pandemia, 838.071 já são considerados recuperados, 16.027 encontram-se ativos e 17.574 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.176.972 casos descartados e 194.385 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 46.729 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 17.574, representando uma letalidade de 2,02%. Dentre os óbitos, 55,46% ocorreram no sexo masculino e 44,54% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,61% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,90%, preta com 15,37%, amarela com 0,47%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,53% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 65,30%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,60%).
                                                         ******
4. A União dos Municípios da Bahia (UPB), entidade representativa dos gestores municipais, repudia veemente as ameaças sofridas pela prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga. Nesta quarta-feira (21), o presidente da entidade, Zé Cocá, manifestou preocupação com a segurança da prefeita e afirmou que situações como essa precisam ser coibidas para garantir a liberdade do voto na Bahia e no Brasil.

5. “A escolha da população é soberana e precisa ser respeitada. Ameaças, violência e perseguições jogam contra a democracia e precisam ser freadas com poder de polícia. Nós prefeitos, a Diretoria da UPB, estamos solidários a Eliana e ela pode contar com nosso apoio para fazer um grande mandato para o povo de Cachoeira”, afirmou o presidente Zé Cocá.

6. A UPB tomou conhecimento de que a prefeita recebeu reforço da segurança por meio da Polícia Militar da Bahia e afirmou que acionará à Secretaria Estadual de Segurança Pública sobre a necessidade de apuração dos fatos e culpados.  Eliana Gonzaga está em seu primeiro mandato e foi eleita pelo Republicanos, com 10.448 votos (55,94%) para o mandato de 2021-2024.

7. Alvo hoje de um tuitaço ao qual ele mesmo deu visibilidade na noite desta terça-feira, 20, quando compartilhou, em tom irônico, a convocação da manifestação virtual por sua saída do cargo, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, decidiu rebater um post especial, o da cantora Anitta.

8. Após a artista fazer uma publicação com a hashtag #ForaSalles, chamando o ministro de "desserviço" ao meio ambiente, Salles respondeu. "Fica na sua ai, ô Teletubbie!", escreveu o ministro em comentário seguido pela hashtag #FicaSalles, usada por apoiadores do governo em reação ao tuitaço.

9. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lançou, nesta quarta-feira (21), no Diário Oficial (DO), o Edital nº 03/2021, do Programa Educar para Trabalhar, com 200 mil vagas de cursos de Qualificação Profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD), que serão realizados de forma on-line. 

10. As inscrições serão gratuitas e realizadas no período de 26 de abril a 5 de maio, exclusivamente por meio de formulário eletrônico e questionário socioeconômico, disponíveis no Portal da Educação, no endereço www.educacao.ba.gov.br.

11. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância de mais este programa voltado para os estudantes e egressos da rede estadual de ensino. "O programa Educar para Trabalhar é mais uma das políticas públicas implementas pelo Governo da Bahia, no âmbito do Programa Estado Solidário, para fortalecer a aprendizagem e oferecer oportunidade de qualificação profissional para os nossos estudantes. 

12. Aliado a isso, temos outros programas de assistência estudantil, como o vale-alimentação estudantil; o programa de monitoria Mais Estudo e o programa Bolsa Presença, que, juntos, somam mais de R$ 410 milhões em investimentos com recursos próprios do Estado e que beneficiam os estudantes e as suas famílias", afirmou.

13. O estudante matriculado em 2020/2021 nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual de ensino, bem como o egresso dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual de ensino, que tenha concluído o curso técnico entre 2017 e 2019, deverá realizar a inscrição no período de 26 de abril a 1º de maio. Já o estudante matriculado em 2020/2021 no Ensino Médio regular da rede pública estadual de ensino deverá realizar a inscrição no período de 2 a 5 de maio.

14. Entre os requisitos para a inscrição, o candidato deve ser residente e domiciliado no Estado da Bahia; possuir registro de matrícula junto à SEC; possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) válido; ser estudante regularmente matriculado no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021 e possuir frequência neste ano letivo; ser egresso de curso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual, no período de 2017 a 2019; e possuir documentação pessoal atualizada junto à unidade escolar na qual está ou esteve matriculado.

15. Cerca de 53 mil pessoas foram vacinadas contra a influenza em Salvador desde o início da campanha, no último dia 12, o que corresponde a 17% do público-alvo da estratégia. Nesta primeira etapa da mobilização, os grupos prioritários que mais têm buscado a vacinação são as crianças entre seis meses e menores de seis anos (21%), seguidas de gestantes (18%), puérperas (17%) e trabalhadores da saúde (11%).

16. A meta é imunizar 320 mil pessoas até o dia 10 de maio. O objetivo da ação é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de evitar o colapso do serviço de saúde em tempos de pandemia de Covid-19.

17. “Apesar do imunobiológico utilizado contra a gripe não ter nenhuma relação com o novo coronavírus, ambas as patologias apresentam sintomas semelhantes e as complicações causadas em decorrência das doenças inspiram praticamente os mesmos cuidados”, explicou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

18. Os postos estão fechados nesta quarta-feira (21), feriado de Tiradentes. A partir de quinta-feira (22), a estratégia é retomada com a aplicação das doses nas 112 unidades básicas da rede municipal, das 8h às 16h.

19. Além das salas de vacinação, os três drive-thrus também voltarão a funcionar na quinta, das 8h às 16h: especificamente para as crianças, no Shopping Barra; para puérperas e gestantes, no Shopping da Bahia; e para os trabalhadores da saúde, no Shopping Bela Vista.

20. Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (20), na Secretaria de Infraestrutura do Estado, em Salvador, entre o titular da pasta, Marcus Cavalcanti, o prefeito de Itapitanga, Ró de Beto, os deputados federais Lídice da Mata (PSB) e Paulo Magalhães (PSD), além do secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, foi anunciada a licitação para a recuperação da estrada Itapitanga/Coaraci, no Sul da Bahia. Serão  restaurados 29 quilômetros da BA-651.

21. De acordo com o prefeito, Ró de Beto (PSB), essa é uma antiga reivindicação dos moradores de Itapitanga. “Aguardávamos por essa notícia há oito anos e estamos felizes, pois será importante para a economia da nossa cidade”, disse.

22. O secretário Marcus Cavalcanti afirmou que todo o processo burocrático deverá ser finalizado até maio e as obras serão iniciadas ainda no início do segundo semestre.