Política

BAHIA REGISTRA 102 ÓBITOS EM 24H PELA COVID; 15.230 PACIENTES ATIVOS

O número de ativos já foi de 21 mil e caiu para 15.230, mas ainda é alto
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/04/2021 às 20:11
Prefeitura deixa calçadão da Barra livre, sem barreiras contra Covid
Foto: BJÁ
  MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.104 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.366 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (13) também registra 102 óbitos. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 845.080 casos confirmados desde o início da pandemia, 813.137 já são considerados recuperados, 15.230 encontram-se ativos e 16.713 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.156.190 casos descartados e 188.307 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 46.248 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 16.713, representando uma letalidade de 1,98%. Dentre os óbitos, 55,36% ocorreram no sexo masculino e 44,64% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,81% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,78%, preta com 15,23%, amarela com 0,48%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,57% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 66,14%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,74%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                     ******
5. O Brasil registrou nesta terça-feira 3.808 novos óbitos em decorrência da covid-19, o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 358.425, informou o Ministério da Saúde.

6. Também foram contabilizados 82.186 novos casos de coronavírus, com o total de infecções no país avançando para 13.599.994, acrescentou a pasta.

7. As cifras diárias reportadas pelo ministério voltam a subir após dois dias em níveis abaixo da média, já que costumam recuar aos domingos e segundas-feiras em função do represamento de testes aos finais de semana.

8. No entanto, a marca dessa terça é a primeira queda de mortes no intervalo das últimas oito semanas. A última vez que o País teve redução dos óbitos entre uma terça e outra foi do dia 9 para 16 de fevereiro, quando caiu das 1.350 mortes para 1.167. Depois disso, foram sete altas seguidas: 1.386 no dia 23 de fevereiro, 1.641 no dia 2 de março, 1.972 no dia 9, 2.847 no dia 16, 3.251 no dia 23, 3.780 no dia 30 e 4.195 no dia 6 de abril, semana passada.
                                                    ******
9. Com a atenção voltada à ampliação do número de leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19, foram abertos, hoje (13), 10 leitos de terapia intensiva e 10 clínicos no Hospital São Francisco, do município de Campo Formoso, localizado a 400 quilômetros da capital baiana. A ativação dos leitos foi feita por meio de contratualização entre a unidade municipal e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

10. Com estes, já são mais de 3.400 leitos disponibilizados na Bahia, entre clínicos e de terapia intensiva, apenas para tratamento de pacientes com o novo coronavírus. “Continuamos com os esforços em reduzir a taxa de ocupação de leitos para que os pacientes sejam atendidos com o suporte necessário”, comenta o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

11. Diariamente, o Governo da Bahia vem abrindo novos leitos clínicos e de terapia intensiva a fim de ampliar a assistência à saúde. Entre janeiro e março deste ano, foram abertos novos leitos nos municípios de Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Seabra, Alagoinhas, Guanambi, Caetité, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Senhor do Bonfim, Jacobina, Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa, Jequié e Porto Seguro.

12. O número de leitos ativos, localização e a ocupação estão detalhados no Business Intelligence da Sesab, no link: https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

13. O vereador Dr. José Antonio (PTB) apresentou proposição (PLE-119/2021) para ser instituído em Salvador o Programa “Adote um Ponto de Ônibus”. O projeto tem a finalidade de receber a colaboração de pessoas físicas ou jurídicas, na implementação, remoção, reposição, remanejamento, manutenção, conservação, limpeza e melhoria dos pontos de paradas de ônibus da capital baiana.

14. De acordo com a justificativa, a empresa que adotar um ou mais equipamentos terá como contrapartida a exclusividade, a título gratuito, na exploração do espaço publicitário nas paradas de ônibus. Cada ponto de ônibus poderá ser adotado por mais de uma entidade.

15. “O projeto sugere padronizar os abrigos de ônibus existentes, bem como adotar idênticos padrões na construção das novas estruturas: cobertura suficiente, banco, calçamento antiderrapante e vedação, a fim de proteger o usuário do vento, da chuva e do sol. Além disso, a proposição ainda estimula a colaboração do terceiro setor na gestão municipal”, disse o vereador.

16. Os eventos com a presença de até 50 pessoas estão liberados na maior parte da Bahia. As regiões oeste e de Irecê são as exceções por conta do alto índice de contaminação da Covid-19. A proibição, que envolve 61 municípios das duas regiões, será publicada em decreto na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (13).

17. Permanecem suspensos nesses 61 municípios os eventos e as atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, religiosos, cerimônias de casamento, feiras, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica.

18. No oeste, a medida vale para os municípios de Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Ipupiara, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.

19. Na região de Irecê, o decreto envolve os municípios de América Dourada, Barra, Barra do Mendes, Barro Alto, Bonito, Buritirama, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Souto Soares, Tapiramutá, Uibaí e Xique-Xique.

20. Praias em Salvador continuam proibidas.