Política

RUI PRORROGA TOQUE DE RECOLHER E AULAS PRESENCIAIS ATÉ DIA 19 DE ABRIL

As praias seguem fechadas em Salvador a partir de segunda nesta fase vermelha
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/04/2021 às 19:47
Tá tudo tapumado
Foto: BJÁ
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O Governo do Estado decidiu prorrogar o toque de recolher, a proibição das aulas presenciais e a suspensão de eventos em toda a Bahia. As medidas, que venceriam nesta segunda-feira (12), passam a valer até 19 de abril. A prorrogação será publicada ainda neste domingo (11), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE).

  2. Também fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no período das 18h do dia 16 até as 5h de 19 de abril. No período das 20h às 5h, em toda a Bahia, segue restrita a locomoção de pessoas, sendo vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas.

   3. Segue proibida ainda, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 19 de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Continua autorizado o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, observados os protocolos sanitários estabelecidos.

  4. A circulação dos meios de transporte metropolitanos deverá ser suspensa das 20h30 às 5h, até 19 de abril. A circulação dos ferry boats também será suspensa das 20h30 às 5h do dia 12 a 16 de abril, ficando vedado o funcionamento nos dias 17 e 18 de abril.

  5. A circulação das lanchinhas fica proibida das 20h30 às 5h, até 19 de abril, limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação nos dias 17 e 18 de abril.

  6. Continuam suspensas, até 19 de abril, as aulas presenciais nas unidades de ensino, públicas e particulares, ressalvados os estágios curriculares obrigatórios dos cursos da área de saúde.

  7. Permanecem proibidos também os eventos e as atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, como eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica.

  8. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.433 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 2.414 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico deste domingo (11) também registra 71 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. 

  9. Dos 839.395 casos confirmados desde o início da pandemia, 807.761 já são considerados recuperados, 15.118 encontram-se ativos e 16.516 tiveram óbito confirmado.

  10. O Brasil registrou neste domingo 1.803 novos óbitos devido à covid-19,o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 353.137, informou o Ministério da Saúde.

  11. Estado mais afetado pelo coronavírus, São Paulo atingiu neste domingo as marcas de 2.643.534 casos e 82.917 mortes. Segundo Estado com maior número de infecções, Minas Gerais atingiu 1.225.818 casos, enquanto o Rio de Janeiro, segundo Estado em número de óbitos, foi a 39.423 mortes pela doença.

  12. Segundo o Ministério da Saúde, no total o país apresenta 11.880.803 pessoas recuperadas da Covid-19 e tem 1.248.083 pacientes em acompanhamento.

  13. A Prefeitura inicia nesta segunda-feira (12), em Salvador, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. No total, 115 unidades de saúde da rede básica vão oferecer as doses do imunobiológico de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.

  14. Nessa primeira etapa da campanha, que segue até 10 de maio, serão contempladas crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde como enfermeiros, higienizadores, condutores de ambulância e demais profissionais que atuam diretamente no setor. Estima-se que 320 mil pessoas façam parte da fase inicial da estratégia no município.

  15. O objetivo da ação é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de evitar colapso do serviço de saúde em tempos de pandemia de Covid-19. Além das salas de vacinação, serão montados três drive-thru: no Shopping Barra, voltado para crianças; no Shopping da Bahia, para as puérperas e gestantes; e no Shopping Bela Vista, para os trabalhadores da saúde.
   
   16. A vacinação de trabalhadores da saúde também ocorrerá em parceria com hospitais, o que vai permitir acelerar o processo. A Prefeitura disponibilizará doses para que essas unidades façam as aplicações, em um trabalho que será supervisionado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

   17. Documentos – Para ter acesso à dose, no caso das crianças, é necessário levar identidade ou certidão de nascimento. Já as gestantes e puérperas devem apresentar, além da identidade, o exame ou certidão de nascimento da criança. Os trabalhadores da saúde devem levar qualquer documento que comprove o vínculo laboral, além de RG.