Política

RUI DECRETA LUTO OFICIAL POR 3 DIAS DIANTE MORTE DE ROBERTO SANTOS

Politicos baianos lamentam morte de Roberto Santos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 09/02/2021 às 19:33
Roberto Santos
Foto: DIV
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), lamentou a morte de Roberto Santos em seu perfil nas redes sociais e decretou luto de três dias. "Com profundo pesar, recebi a notícia do falecimento do ex-governador Roberto Santos. Médico, professor e ex-reitor da Universidade Federal da Bahia, Doutor Roberto Santos deu grande contribuição ao desenvolvimento do estado e nos deixa um legado de muito trabalho, respeito aos baianos e valorização da ciência. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos por esta grande perda. Decreto três dias de luto oficial na Bahia pela morte de Doutor Roberto Santos", escreveu.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), que prestou condolências a familiares do ex-governador, destacou a importância histórica de Roberto Santos na reconstrução democrática do País na década de 80.  “Roberto Santos teve importância fundamental na história da Bahia. Foi um ser humano comprometido com o desenvolvimento de nosso estado, principalmente nos setores de Educação e Saúde. Seu nome ficará registrado como um dos principais líderes da recente história da Bahia e do Brasil. Quero expressar os meus sentimentos aos seus familiares e amigos nesse momento de dor”, disse.

O presidente nacional do Democratas e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto lamentou a morte do ex-governador. “A Bahia e o Brasil perderam um grande homem público, que fez da simplicidade a sua marca registrada. Em todos os cargos que exerceu, de deputado a governador, de ministro a reitor da Universidade Federal da Bahia, o professor Roberto Santos contribuiu muito para projetar Salvador e a Bahia”.

Além da carreira política, ACM Neto destacou também a importante trajetória acadêmica do professor Roberto Santos. “Sua carreira científica e sua dedicação à UFBa foram muito importantes na formação de uma geração de estudantes e pesquisadores”, disse o ex-prefeito de Salvador. “Que Deus conforte os familiares do professor Roberto Santos e dê muita força neste momento de profunda tristeza”.

Em sua conta no Twitter, o senador e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), defendeu a carreira do ex-governador. “Perdemos hoje uma pessoa exemplar, como agente público e como ser humano.Teve uma vida íntegra, dedicada a fazer o bem para os baianos, especialmente na educação, ciência e tecnologia. Eu e Fátima nos solidarizamos com os familiares e amigos do governador Roberto Santos.”, escreveu. 

Também no Twitter, o senador Ângelo Coronel (PSD) escreveu: "Recebi com muita tristeza a notícia da morte do ex-governador, médico e cientista, Dr. Roberto Santos. A Bahia perde uma figura histórica, uma das personalidades mais importantes da sociedade baiana, que deixa aos 94 anos um grande legado na política e na ciência".

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes (PSD), em  sua primeira sessão legislativa como presidente da Casa, afirmou que ex-governador era “um homem público exemplar”. “Coincidiu essa nossa primeira sessão, na condição de presidente da ALBA, com o passamento do ex-governador Roberto Santos, aos 95 anos, um homem público exemplar, sem nenhuma mácula em toda a sua carreira acadêmica e política. Foi um extraordinário governador, com realizações marcantes durante o seu mandato, de 1975 a 1979. As marcas de Roberto estão por aí até hoje, como os bairros de Cajazeiras e Mussurunga, o grande hospital no Cabula, o parque e o estádio de Pituaçu”, lembrou.

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) classificou o ex-governador como "um dos maiores homens públicos" da história da Bahia e um "gestor de vanguarda". "Contribuiu para a criação do Sistema Único de Saúde, realizou obras importantíssimas que deram origem ao Polo Petroquímico de Camaçari, colaborou muito com as universidades, construiu o, ainda hoje, maior hospital do Norte/Nordeste, que leva o seu nome, e atuou em defesa da ciência. Também era dono de uma integridade e honradez pouco comparáveis", afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Leo Prates (PDT), mostrou-se surpreso com a notícia do falecimento do ex-governador, e defendeu, em sua conta no Twitter, que o legado deixado pelo político e educador “será eterno”. “Acabei de saber do falecimento do ex-governador Roberto Santos, aos 94 anos. Um dos grandes políticos a lutarem pelos interesses da nossa Bahia. O seu legado será eterno. Ofereço os meus sinceros sentimentos à família e amigos.”, disse. 

O vereador Edvaldo Brito (PSD) recordou a longa convivência e amizade com Roberto Santos, "Fui procurador geral da Ufba, secretário estadual de Justiça e prefeito de Salvador pelas mãos do doutor Roberto. Presenciei o casamento com dona Maria Amélia, a quem conheci quando ela tinha 16 anos, uma mulher inteligente e atuante, uma das primeiras-damas mais dinâmicas que a Bahia já teve. Casal querido, presenciei o nascimento dos filhos, que também são meus amigos", disse. O vereador afirmou desconhecer "um homem público mais sério". "Culto, inteligente, preparado em todos os aspectos e um grande administrador. Ele não tinha um ato sequer que não fosse do interesse público e sempre com o raciocínio jurídico perfeito", acrescentou Brito.