Política

MORRE EX-GOVERNADOR DA BAHIA E EX-REITOR DA UFBA, ROBERTO SANTOS

Foi governador da Bahia nomeado pelos ditadores militares
Tasso Franco , da redação em Salvador | 09/02/2021 às 19:21
Roberto Santos tinha 94 anos de idade
Foto: REP
   A Bahia perdeu na tarde desta terça-feira, 9, o ex-governador da Bahia, Roberto Santos, que faleceu aos 94 anos de idade, em Salvador. Ele estava internado há duas semanas para tratar problemas renais, e chegou a ser internado na UTI do Hospital Aliança, na Av. Juracy Magalhães Júnior.

A informação da morte do ex-governador e ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi confirmada em nota da instituição superior de ensino.

“Informo aos membros da comunidade UFBA que dr Roberto Santos, nosso ex-reitor e nosso grande amigo, acaba de falecer. A UFBAa, mais uma vez, está de luto. Expresso aqui nossos sentimentos mais profundos”, lamentou o reitor, João Carlos Salles.

Ministro da Saúde

Roberto Figueira Santos foi um médico, professor e político brasileiro, que governou a Bahia entre 1975 e 1979, nomeado pela ditadura militar. Foi também ministro da Saúde, durante o governo presidencial de José Sarney, entre 1986 e 1987.

Filho de Edgard Rego dos Santos (fundador da UFBA)  e de Carmem Figueira Santos, formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1949 e já em 1951 tornou-se professor titular daquela instituição.

Nos Estados Unidos, especializou-se em clínica médica, em uma temporada nas universidades de Cornell, Michigan e Harvard (1950-1953). Depois, foi à Grã-Bretanha, onde se especializou em medicina experimental pela Universidade de Cambridge (1954-1955).

Reitor da Ufba

De volta ao Brasil, prosseguiu atuando na medicina e no ensino superior até ser nomeado secretário de Saúde do estado da Bahia, durante os primeiros meses do governo Luiz Viana Filho, cargo do qual abdicou ao ser nomeado reitor da UFBA (1967-1971), ocupando a mesma posição que anos antes fora exercida pelo prof. Edgard Santos, seu pai.

Publicou mais de 40 obras, dentre as quais Educação médica nos trópicos, O ensino médico no Brasil e A pesquisa médica no Brasil. Era também membro da Academia Baiana de Letras e da Academia Nacional de Medicina