Política

SEM TRÉGUA, BAHIA REGISTRA MAIS 3.970 NOVOS CASOS COVID E 32 ÓBITOS

Bahia já vacinou mais de 117 mil pessoas contra Sars Covid 19
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/01/2021 às 19:16
Programa da PMS SMS para teste da Covid
Foto: Bruno Concha
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Com 117.734 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas desta quarta-feira (27), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. Dos 417 municípios, 27 já aplicaram mais de 90% das vacinas distribuídas (Apuarema, Itagi, Itaguaçu da Bahia, Itanagra, Itapé, Jaborandi, Maiquinique, Riacho de Santana, Sapeaçu, Teofilândia, Várzea da Roça, Jitaúna, Contendas do Sincorá, Bom Jesus da Lapa, Igaporã, Mairi, Bom Jesus da Serra, Presidente Dutra, Catolândia, Queimadas, Almadina, Morro do Chapéu, Serra Dourada, Ipupiara, América Dourada, Canápolis e Itapebi). 

  2. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

  3. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.970 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 3.307 recuperados (+0,6%). Dos 574.062 casos confirmados desde o início da pandemia, 553.011 já são considerados recuperados e 11.099 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  4. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  5. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,97%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (11.513,85), Itororó (9.773,33), Itabuna (8.998,09), Muniz Ferreira (8.973,32), Conceição do Coité (8.857,26).

  6. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 962.673 casos descartados e 135.994 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (27).

  7. Na Bahia, 39.586 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  8. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 32 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
                                          ****************
  9. O presidente Jair Bolsonaro rebateu, durante evento nesta quarta-feira (27), as críticas da compra milionária de seu governo com alimentação e alegou que a compra não foi destinada apenas para a presidência da República, mas sim para atender o Exército e  ministérios, como os da Cidadania e Educação.

  10. O presidente Bolsonaro fechou uma churrascaria hoje em Brasília para um evento privado com artistas.

  11. Ele comentou a polêmica com a compra de alimentos. Disse que o leite condensado é pra “enfiar no rabo da imprensa” e defendeu o gasto com chicletes. pic.twitter.com/fykEhjkMfO

  12. “Quando eu vejo a imprensa me atacar, dizendo que comprei 2 milhões e meio de latas de leite condensado, vai pra puta que eu pariu, imprensa de merda! É pra enfiar no rabo de vocês da imprensa essas latas de leite condensado”, disse Bolsonaro.

  13. “Essas acusações levianas não levam a lugar nenhum e se me acusam disso é sinal que não tem do que me acusar (…) Isso não é mordomia, não é privilégio”, completou o presidente.

  14. Participaram do almoço em uma churrascaria de Brasília, os cantores Netinho, Naiara Azevedo, Amado Batista e Sorocaba, o pai do jogador Neymar, além dos ministros Tarcísio Freitas (Infraestrutura), Gilson Machado (Turismo), Fábio Faria (Comunicações) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores).

  15. Bolsonaro ainda disse que vai comprovar amanhã na live, junto com o ministro Wagner Rosário, da CGU, que a ex-presidente Dilma Rousseff comprou, em 2014, mais leite condensado do que ele.
                                                   *************
  16. A Prefeitura vai firmar parceria com as instituições filantrópicas e comunitárias de Salvador para destinação de recursos às escolas e creches conveniadas que atendem crianças de 0 a 5 anos. A assinatura do termo de colaboração e os detalhes da ação serão apresentados em coletiva virtual a ser realizada nesta quinta-feira (28), às 9h, pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado do secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira.

  17. Cinco instituições sociais receberam, do Salvador Norte, uma tonelada de alimentos, cada.  A ação é resultado da promoção de Natal realizada em dezembro/2020, onde os clientes trocavam notas fiscais + R$20 por um brinco decorado com cristais Swarovski. 

  18. Foram beneficiados o Lar Vida, que cuida de cerca de 100 crianças, adolescentes e adultos com deficiências auditivas, visuais e paralisia cerebral; a Doutores D’Alma, que atende 80 famílias de baixa renda em São Cristóvão; Escolinha Padre Pesce, que cuida de crianças de 01 a 06 anos, oferecendo atividades escolares e exames médicos;

  19.  Projeto Crescer, que desenvolve ações de educação para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e a Creche Escola Boas Novas, instituição que atende cerca de 120 crianças, de 3 a 5 anos, em dois turnos em São Cristóvão.

  20. Tendo em vista os cuidados especiais com os idosos em meio à pandemia do coronavírus na Bahia, o Governo do Estado antecipa pela décima primeira vez o pagamento dos benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas, assegurando maior comodidade para este público. A medida vem ocorrendo desde março do ano passado.  

   21. Desta forma, os proventos serão antecipados em um dia. De acordo com a tabela de pagamentos, divulgada em portaria conjunta pelas secretarias da Fazenda (Sefaz-BA) e da Administração (Saeb), a folha do funcionalismo será paga nesta sexta-feira (29); já os aposentados e pensionistas poderão visualizar seus benefícios em conta amanhã (28). 

   22. Para dar visibilidade e destaque aos artistas negros da Bahia, a Confraria 27 lança o projeto 'Preto É Rei', que visa a composição de um livro com obras de Artes Visuais de todo o estado. As inscrições de propostas podem ser feitas até o dia 31, em duas categorias, uma para obras já existentes e outra para novas criações.

  23. Os artistas devem propor cinco obras diferentes, enaltecendo a beleza e dinastia do povo preto, podendo ser nos formatos de fotografia, desenho, colagens e/ou pinturas. O edital com todos os detalhes e os formulários de inscrição podem ser acessados nas redes sociais da equipe: Instagram (@confraria_27) e Facebook.com/confrariadanca27.