Política

MADRID SUSPENDE VACINAÇÃO POR DUAS SEMANAS POR FALTA DE VACINAS

Com ABC informações
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/01/2021 às 09:48
Teste em Madrd
Foto: ABC

A Comunidade de Madrid não poderá aplicar as primeiras doses da vacina contra a Covid nem esta semana nem na próxima; Por 15 dias, novas vacinações estão suspensas por falta de doses que estão chegando a Madri. Isso foi apontado pelo vice-presidente regional e porta-voz do governo, Ignacio Aguado, que pede ao governo do país que "plante-se em Bruxelas e obtenha mais doses" para a Espanha.

Segundo explicou, já foram administradas 180 mil vacinas. Mas a cadência no fornecimento foi interrompida e por isso nesta semana e na próxima o fornecimento de novas primeiras doses será suspenso.

A ideia do governo regional é focar na administração da segunda dose para as pessoas que moram em residências, os trabalhadores dessas mesmas instituições e os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente. Como lembra Aguado, a administração dessa segunda dose é necessária para que a vacina seja eficaz. E ainda, indica, a Organização Mundial da Saúde indicou que, se essa segunda vacina não for recebida, “o vírus pode sofrer mutação e se tornar mais resistente”.

Aguado tem insistido que com o actual ritmo de chegada das doses, é "impossível cumprir a previsão do Governo Central de ter, no final de Junho, 70 por cento dos madrilenos vacinados". No atual ritmo de chegada dos frascos, ressaltou, não haverá como cumprir. De facto, acrescentou, “se chegassem as 48.000 doses semanais que nos contaram e que não chegam, no dia 30 de Junho não levaríamos dez por cento da população imunizada: nem 600.000 pessoas de Madrid”