Política

BAHIA RECEBERÁ 119.500 DOSES DA VACINA OXFORD PRODUZIDA NA ÍNDIA

O boletim da SESAB informa mais 31 óbitos pela Covid na Bahia, hoje
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/01/2021 às 18:44
Desembarque da carga Oxford no Rio
Foto: Fernando Frazão Ag Brasil
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Prefeitura seguirá, neste final de semana, com a estratégia de vacinação em Salvador contra a Covid-19 para o público-alvo elencado nesta primeira fase. Neste sábado (23), equipes volantes vão percorrer 12 instituições entre hospitais públicos e privados, casa de repouso e maternidade.

   2. Noutra ponta, um carregamento com dois milhões de doses da vacina, produzidas no Instituto Serum, na Índia, chegou ao Rio de Janeiro por volta das 22h, depois que o governo indiano autorizou as exportações comerciais.

  2. Atualmente, a Bahia está vacinando apenas com a CoronaVac, imunizante desenvolvido em parceria com o Instituto Butantane a fabricante chinesa Sinovac. Até o fim da tarde deste sábado, mais de 14,2 mil pessoas já haviam sido vacinadas em Salvador, sendo que 12,8 mil foram profissionais de saúde.

   3. Já no domingo (24), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciará a imunização dos cerca de 7 mil trabalhadores que atuam na rede de Atenção Básica, incluindo profissionais da higienização, aqueles que ocupam função administrativa, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, além dos trabalhadores que realizam os serviços de testagem rápida nas localidades com medidas de proteção à vida.

   4. A estratégia segue na segunda-feira (25), beneficiando também os trabalhadores das Ilhas de Bom Jesus dos Passos, Paramana e Maré. Para a vacinação, será obrigatória a apresentação do RG, Cartão SUS, contracheque e/ou folha de registro biométrico do último mês, além da apresentação do documento que comprove o vínculo com o serviço.

   5. O titular da SMS, Leo Prates lembra que a convocação dos profissionais da rede ampara pacientes e familiares do beneficiado. “Com essa ampliação de doses, focamos no trabalhador que, durante a pandemia, é fundamental estar protegido, já que na rotina de atendimentos acolhe e atua diretamente com pessoas suspeitas ou confirmadas para o coronavírus”, salientou.
                                                                   **************
  6. (BAHIA) Nas últimas 24 horas, foram registrados 4.991 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,9%) e 4.864 recuperados (+0,9%). Dos 549.315 casos confirmados desde o início da pandemia, 529.058 já são considerados recuperados e 10.529 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  7. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  8. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,24%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.756,27), Itororó (8.944,17), Muniz Ferreira (8.879,01), Conceição do Coité (8.663,60) e Itabuna (8.552,08).

  9. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 943.352 casos descartados e 136.001 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (20).

  10. Na Bahia, 38.809 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 31 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
                                                 *******
  11.  A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciou na tarde deste sábado (23) a aplicação das primeiras doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que chegaram ao Brasil ontem em um voo da Índia.

  12. Ao todo, 10 pessoas receberam a vacina, incluindo a médica pneumologista do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Fiocruz, Margareth Dalcolmo. O infectologista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Estevão Portela, foi o primeiro profissional de saúde a ser vacinado pelo imunizante.

  13. A Fiocruz liberou as doses para serem entregues ao Ministério da Saúde e, em seguida, distribuídas pelo Brasil, após realizar um processo de análise de segurança. O governo prevê entregar todas as doses no domingo (24).

  13. Os estados que mais receberão ampolas são: São Paulo (501.960), Minas Gerais (190.500), Rio de Janeiro (185.000), Amazonas (132.500), Bahia (119.500) e Rio Grande do Sul (116.000).
                                                      ******
  14. Nesta terça-feira (26/1), a partir das 19h30, renomados profissionais da área da cardiologia se reúnem em uma live gratuita para falar sobre a relação do coronavírus com o coração.

  15. O evento é uma realização da Conexa Saúde, plataforma de telemedicina organizadora do evento e conta com parceria da AGES por meio da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais do país, da Inspirali, vertical de Medicina do Ecossistema Ânima, e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Quem se interessar, poderá acompanhar o encontro pelo canal oficial da Inspirali no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYneBGnPsNzCg_t78yWR3lQ

  16. Os debates vão contar com a presença do doutor MD, PHD Jagat Narula, considerado um dos cinco profissionais mais inovadores em Medicina Cardiovascular do mundo. Além dele, participam o Dr. Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Dr. Roberto Botelho, diretor do Instituto do Coração do Triângulo e de suas Divisões de Cardiologia Intervencionista e Pesquisa Clínica, e Dr. Evandro Tinoco Mesquita, presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca, que farão ampla discussão abordando pontos como as possíveis complicações cardiovasculares, as sequelas que afetam o órgão, os tratamentos a serem considerados. 

  17. A população de Salvador passa a contar, a partir desta sexta-feira (22), com novos canais digitais para solicitação de serviços municipais e para atendimentos agendados nas Prefeituras-Bairro de Salvador. 

  18. A apresentação das ferramentas foi feita pelo prefeito Bruno Reis, pelo secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão, e pelo ouvidor-geral do Município, Jean Sacramento, no Hub Salvador, no Comércio.

   19. Um dos sistemas lançados é o site Hora Marcada, no endereço horamarcada. salvador. ba. gov. br . Trata-se de uma plataforma exclusiva para agendamento dos serviços presenciais nas dez Prefeituras-Bairro da capital baiana (Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e São Caetano/Liberdade). Lá, é possível escolher a unidade administrativa mais próxima, data e horário para o atendimento.

   20. O site dispõe de quase 100 serviços disponibilizados pelas Prefeitura-Bairro. Quem buscar atendimento ao Bolsa Família e Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) em uma das sedes obrigatoriamente deverá realizar o agendamento. 

  21. As marcações sempre poderão ser realizadas para o dia seguinte ao acesso, e podem ser efetuadas em até cinco dias úteis. Caso não haja comparecimento na data marcada ou cancelamento prévio da marcação, o cidadão somente poderá reagendar o serviço após 15 dias úteis.