Política

LIDER OPOSIÇÃO NA ALBA DIZ QUE A BAHIA É UM ESTADO PARALISADO COM RUI

Com informações de A Tarde
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/01/2021 às 19:26
Sandro Régis
Foto: DIV
O líder da oposição na Assembleia Legislativa, Sandro Régis (DEM), endossou as críticas feitas pelo deputado federal Marcelo Nilo (PSB) ao governador Rui Costa. Em uma publicação no twitter, Nilo afirmou que o governador só "atende quem critica" e ironizou também a nomeação do vice-governador João Leão (PP) para a Casa Civil após acordo para garantir a unidade da base na eleição da Assembleia

"Leão aprendeu lidar cOM Rui.  Bate, bate, bate. Aí é promovido.  Eu não sei lidar. Sou o incompetente. Fui e sou Leal demais", afirmou o deputado.

Repercutindo a insatisfação de Nilo, Régis afirmou que a oposição irá endurecer o discurso contra o petista. “Vamos intensificar ainda mais nossas cobranças e críticas aos graves problemas que a Bahia enfrenta, nas mais diversas áreas, porque, como disse o deputado Marcelo Nilo, parece que o governador só funciona na pressão. Temos um estado paralisado, anestesiado, com muitas dificuldades. Vamos pressionar mais e, quem sabe assim, o governador trabalha para solucionar os problemas da Bahia”, disse o democrata. 

NILO TÁ BRAVO

O deputado federal Marcelo Nilo (PSB) foi um dos primeiros a se queixar. Em uma rede social, Nilo afirmou que o vice-governador foi beneficiado por “bater” em Rui Costa, ao contrário dele, que “sempre foi leal”. Nilo é coordenador da bancada baiana no Congresso Nacional.

Em entrevista ao A TARDE, Nilo afirmou que consultará “amigos e pessoas que fazem política com ele” para adotar uma decisão sobre sua permanência no governo. O deputado não descarta um desembarque motivado principalmente pelo “desprestígio” com que ele e partidos aliados vem sendo tratado.

“Não dá para participar de um governo que Leão é o chefe da Casa Civil. Eu não posso sentar para despachar com ele, com um cara que eu briguei por defender o governo. Está provado que quem bate é chamado para ser promovido e eu, que não bato, que sempre fui leal”, lamentou Nilo.

Ele disse que há 31 anos é deputado e aliado do PT. “Sempre parceiro, amigo, correto, defendendo o interesse da atual arco de aliança, não sou promovido em nada, nem o que tenho no governo é mantido. Rui tem deixado o filé para o PP e PSD na administração,aos outros partidos da aliança ele tem deixado o poço”.

O parlamentar classifica como um “absurdo” o fato de João Leão anunciar o seu novo cargo e a função que o seu correligionário irá ocupar. “Quem anunciou os cargos foi Leão, não foi o governador. Em todos esses anos na política eu nunca vi alguém anunciar que foi chamado, geralmente é a pessoa que chama que avisa para todos. Está aí uma prova que ele é um cara muito próximo ao governador”.

Informações de bastidores dão conta de que os novos cargos recebidos pelo PP teriam vindo do próprio governador e que serviram como uma espécie de retribuição ao partido de João Leão, por não ter criado problemas que poderiam afetar a unidade da base na escolha do novo presidente da ALBA. O cargo também seria uma retribuição para Nelson Leal pelo atuação alinhada ao Palácio de Ondina durante sua gestão.