Política

DEPUTADO QUER DISCUTIR FECHAMENTO DA FORD NA COMISSÃO DA ASSEMBLEIA

Veja também a opinião da deputada Kátia Oliveira (MDB)
Tasso Franco , da redação em Salvador | 12/01/2021 às 12:12
Deputado estadual Jacó, do PT
Foto:

Membro da Comissão do Trabalho da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Jacó (PT) pretende provocar dentro do colegiado, já esta semana, uma audiência pública virtual entre deputados, direção do Sindicato dos Metalúrgicos na BA, Fieb e Secretaria de Indústria e Comércio para discutir os impactos da saída da Ford do Brasil e do Estado (uma das fábricas mantidas pela montadora fica em Camaçari).

O aumento da fome e do desemprego numa população já combalida pela pandemia e pelo ano difícil de 2020 foi condenado por Jacó. São previstas mais de 10 mil demissões de forma direta e indireta com o fim das operações da Ford na Bahia.

"É algo grave, mostra o erro da política econômica implementada por Bolsonaro e Guedes. Infelizmente a Bahia e o Brasil são vítimas desse desgoverno que não tem preocupação com o setor industrial, nem com o desenvolvimento. A indústria brasileira perde valor e força. E aumenta o desemprego e a fome", criticou o parlamentar. 

Ao mesmo tempo em que comentou o impacto social e econômico da saída da Ford da Bahia, Jacó elogiou a atitude rápida, corajosa e responsável do governador Rui Costa em fazer contato com investidores estrangeiros para dar continuidade à produção de veículos em Camaçari. 

DEPUTADA KÁTIA OLIVEIRA

A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) lamentou, nesta segunda-feira (11), o anúncio de fechamento das fábricas Ford no país, especialmente a unidade da cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A corporação mantinha fábricas em Camaçari e Taubaté (SP), além de uma unidade para jipes da Troller em Horizonte (CE).

"A saída da Ford da Bahia significa uma perda muito grande para toda a Bahia. A instalação e manutenção de uma fábrica no estado significa geração de renda e emprego, além de garantir arrecadação para o estado e município", destacou a deputada. Na Bahia, a marca manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, em Camaçari.

A deputada estadual defendeu, ainda, que os parlamentares discutam formas de apoio aos trabalhadores que perderão seus empregos em meio à pandemia. "Serão milhares de empregos diretos e indiretos dizimados pela crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus. Lamento profundamente essa decisão da montadora. Defendo que a Assembleia Legislativa da Bahia busque medidas para amparar tanto os trabalhadores, como as famílias atingidas pela medida", disse Kátia.