Política

ALBERT EIENSTEN PODERÁ GERIR O HOSPITAL METROPOLITANO DA BAHIA

Cresce para 8.815 número de infectados pela Covid na Bahia
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/11/2020 às 19:40
Hospital Metropolitano
Foto: SESAB
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.123 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 2.455 recuperados (+0,7%). Dos 390.909 casos confirmados desde o início da pandemia, 373.929 já são considerados recuperados, 8.815 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (24,98%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.175,81), Aiquara (6.882,59), Itabuna (6.829,00), Madre de Deus (6.817,43), Almadina (6.734,99).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 790.624 casos descartados e 100.821 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (25).

  5. Na Bahia, 31.112 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 22 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                       *****
  8. O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, se reuniu nesta terça-feira (24), em São Paulo, com dirigentes do Hospital Israelita Albert Einstein, para apresentar a modelagem da Parceria Público Privada (PPP) que será lançada pelo governo baiano ainda este ano, a fim de gerir e ampliar o Hospital Metropolitano.

  9. A unidade localizada no município de Lauro de Freitas possui 265 leitos, sendo 70 de UTI, e terá sua gestão licitada na Bolsa de Valores, com o objetivo de atrair hospitais de excelência para sua gestão.

  10. De acordo com o secretário, “a relação da Secretaria da Saúde da Bahia com o Einstein vêm sendo construída ao longo dos dois últimos anos. “O hospital paulista tem prestado consultoria na área de gestão hospitalar a fim de aumentar a eficiência da rede estadual”, afirma Vilas-Boas.

  11. O Einstein é uma das cinco entidades de excelência que integram o Programa de Desenvolvimento de Apoio Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), responsável por projetos em parceria com o Ministério da Saúde e demais entes federados em prol de fortalecer e aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS). O programa é fundamentado na expertise dos hospitais de excelência e atua nas áreas de capacitação, incorporação de tecnologia, pesquisa e gestão em serviços de saúde.

  12. Além do perfil assistencial e da modelagem econômico-financeira da PPP do Hospital Metropolitano, foram apresentados os investimentos já realizados e os que deverão ser empreendidos após a concessão. O encontro contou com a participação do CEO do hospital, Henrique Sutton Neves, da Diretora de Consultoria, Anarita Buffé, e do Diretor-Superintendente do Instituto Israelita de Responsabilidade Social, Guilherme Schetinno.

  13. Devido ao aumento de pacientes hospitalizados por Covid-19, o Governo Municipal decidiu reativar os oito leitos de UTI no Hospital Campanha de Feira de Santana, arcando com os custos da manutenção. Com a medida, o número de leitos de UTI aumentou de 10 para 18. A unidade também conta com 40 leitos clínicos. 

  14. A Prefeitura de Feira de Santana já havia solicitado ao Ministério da Saúde a reativação dos leitos, com recursos federais. O pedido foi feito desde o dia 03 de novembro, mas como ainda não houve a autorização, o Município resolveu reativar o atendimento com recursos próprios. A desativação aconteceu em outubro, quando houve uma queda acentuada no número de casos, reduzindo a quantidade de internações. 

  15. "Manter os leitos abertos seria um desperdício de recursos públicos, já que não estavam sendo utilizados", explica a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas. O município atingiu o pico de contágio em julho com 3.204 casos positivos, quatro meses depois, apresentou uma queda de 39,57%, com 1.936 casos confirmados em outubro.

  16. O Hospital Campanha foi implantado no dia 4 de junho, com 10 leitos de UTI e 50 enfermaria. No dia 7 de julho, a Prefeitura implantou mais 8 leitos de UTI para atender a demanda dos pacientes com Covid-19. Desde a abertura, a unidade já atendeu 405 pacientes. 

  17. De acordo com o painel Epidemiológico da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia), até esta terça-feira, 24, a taxa de letalidade do coronavírus no município é 1,68%, o que é considerado um índice baixo em comparação com o Brasil (2,8%) e a Bahia (2,10%).

  18. Na próxima sexta-feira, 27, professoras e professores do ensino médio poderão participar da palestra on-line Como  ter uma programação mental e potencializar a oratória em sala de aula, ministrada pelo jornalista e instrutor de Oratória Jefferson Beltrão. Para participar, basta se inscrever gratuitamente em https://bit.ly/UniFTC-Oratória

  19. De acordo com o dicionário, Oratória é a “arte do bem-dizer”. Tem quem acredite que, para dominá-la, é preciso ter um dom em especial. Para Beltrão, todos nós somos oradores natos e podemos otimizar nossa comunicação investindo em três pilares principais: a comunicação não verbal, o conteúdo da fala e a nossa comunicação interna que é a programação mental.

  20. “Muitas vezes, inconscientemente, a programação mental que a gente tem não é favorável ao exercício da oratória. É muito comum a gente observar que as pessoas têm dificuldades para se expressar em público e encantar esse público porque já tem um diálogo interno que não está ajudando”, explica Beltrão, que também é especialista em Programação Neurolinguística.

  21. O deputado federal João Roma (Republicanos) lamentou nesta quarta-feira (25) a morte de Diego Armando Maradona, aos 60 anos, após uma parada cardiorrespiratória. Maior ídolo do futebol argentino, Maradona era também um dos maiores nomes do esporte mundial. 

  22. “É uma grande perda não apenas para o esporte, mas para todo mundo. Maradona encantou e ainda encanta gerações de fãs do futebol em todo o mundo. Era uma pessoa muito carismática e com muita personalidade, o que fez dele um personagem ímpar. Dentro dos campos, chamou a atenção por sua genialidade e pelo espírito competitivo, com momentos que ficarão eternizados. Uma lenda que jamais será esquecida”, afirmou o parlamentar. 

  23. A Procuradoria Geral do Estado da Bahia lança, no próximo dia 03 de dezembro, às 15h, a Cartilha LGPD. A publicação, de autoria da PGE/BA, visa apoiar as ações iniciais de adequação à nova cultura institucional imposta pela Lei Geral de Proteção de Dados oferecendo uma visão panorâmica dos elementos e fundamentos essenciais da LGPD, em uma linguagem simples e objetiva.

  24. Na cartilha, temas como agentes de tratamento, direitos dos titulares, hipóteses de tratamento, estratégias de conformidade e outros são criteriosamente analisados.

  25. “Parabenizo todos os envolvidos na realização desta Cartilha que seguramente colaborará para o aprofundamento da cultura de proteção de dados e privacidade na Administração Pública do Estado da Bahia”, afirmou o procurador geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho.

  26. O evento de lançamento da Cartilha LGPD será transmitido pelo canal da Escola Virtual da PGE no YouTube e contará com a presença do procurador geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho, do secretário estadual de Administração, Edelvino da Silva Góes Filho, do secretário em exercício da Casa Civil, Carlos Palma de Mello e do auditor geral do Estado da Bahia, Luis Augusto Peixoto Rocha.

  27. “O dia é de luto e muita tristeza no futebol mundial pela morte do grande craque Diego Armando Maradona. Foi um dos grandes de todos os tempos, mas era o mais humano dos deuses do futebol, sujeito comum, com falhas e erros, como bem apontou o escritor uruguaio Eduardo Galeano. Meu abraço  à família e ao povo argentino, que perde um de seus filhos mais amado. Que Deus receba El Pibe d’Oro, ainda hoje, na morada celestial.” (Nelson Leal* - presidente da ALBA)