Política

SEGUNDA ONDA DA COVID 19: SESAB ABRE MAIS 10 LEITOS DE UTI EM FEIRA

Morre a esposa do ex-conselheiro e ex-deputado Zilton Rocha, a pedagoga Normélia Rocha
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/11/2020 às 19:35
HCA em Feira de Santana
Foto: SESAB
    MIUDINHAS GLOBAIS:

   1.Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.418 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.237 recuperados (+0,3%). Dos 386.321 casos confirmados desde o início da pandemia, 369.812 já são considerados recuperados e 8.386 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,06%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (9.117,03), Aiquara (6.860,10), Itabuna (6.813,52), Madre de Deus (6.779,50), Almadina (6.698,39).

   4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 785.728 casos descartados e 95.744 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (23).

  5. Na Bahia, 30.810 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

   6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 21 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

  8. Com os leitos de UTI Covid-19 no município de Feira de Santana alcançando a taxa de ocupação de 91% nesta segunda-feira (23), o Governo do Estado decidiu abrir, no Hospital Geral Clériston Andrade, 10 novos leitos de Terapia Intensiva dedicados aos pacientes com diagnóstico de coronavírus a partir desta terça-feira (24).

  9. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) reitera os alertas de que a pandemia não acabou e, infelizmente, os mesmos estão sendo ignorados por parte da população. O número de leitos de UTI estão sendo ampliados porque medidas simples não estão sendo cumpridas. 

  10. Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, utilizar máscara e manter o distanciamento social são medidas fundamentais para combater o coronavírus e impedir o aumento do número de infectados. É necessário ter um cuidado ainda maior neste período festivo, pois as pessoas tendem a se reunir em casa ou na rua e aí aumentam os riscos, sobretudo, para os idosos. Atualmente Feira de Santana possui 94 leitos ativos, sendo 45 de UTI.

  11. Com pesar, informamos o falecimento da pedagoga Normélia da Silva Monteiro Rocha, esposa do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, ex-vereador de Nova Canaã e Salvador, e ex-deputado estadual Zilton Rocha.

  12. “Junto com Zilton, Normélia deu uma significativa contribuição na luta pela igualdade e pela justiça social na Bahia. Seu exemplo de dedicação à educação, às causas sociais e à família sempre permanecerá vivo em nossos corações. Neste momento, rogamos a Deus que conforte seu companheiro Zilton, seu filho Carlos, além dos demais familiares e amigos”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, que tinha junto com sua esposa, Ana Pinheiro, uma relação familiar com Normélia.

  13. Normélia era pedagoga, com especialização em Supervisão Escolar e Metodologia do Ensino Superior, e possuía larga experiência em gestão escolar.

  14. Alegre, estampada e colorida são palavras que definem a Alphabeto, mas também o Estado da Bahia. E é na capital baiana, no Shopping Barra, que a marca infantil abre sua mais nova loja, no próximo dia 25. “Estar na Bahia é uma imensa satisfação para nós. 

  15. Agora chegamos com mais força em uma praça extremamente estratégica”, conta Sergio Pereira, diretor comercial da marca. Com investimento de R$ 3.800 por m2, os espaços nascem com o novo modelo de loja feito totalmente para a interação das crianças.

  16. No centro do ambiente, um carrossel de vestidos brilha e destaca o carro-chefe da marca. As araras de roupas reproduzem vagões de trens, assim como a vitrine, tudo bem lúdico. A loja foi preparada para que todos sejam recebidos com toda a segurança necessária. Assim que possível, as crianças poderão também conhecer os provadores em forma de castelinhos que foram desenvolvidos para elas.

  17. A popularidade do presidente Jair Bolsonaro oscilou negativamente, dentro da margem de erro, em novembro, apontou pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda-feira. Segundo a sondagem, a diferença de 8 pontos percentuais entre as avaliações positiva e negativa registrada em outubro caiu para 3 pontos percentuais.

  18. Em novembro, 37% avaliaram o governo como ótimo ou bom, ante 39% em outubro. Os que consideram o governo ruim ou péssimo oscilou para 34%. Um mês atrás, foram registrados 31%.

  19. A avaliação sobre a condução da economia apresentou piora. Dentre os entrevistados, 52% responderam que a economia do país está "no caminho errado". Em outubro, eram 47%. Outros 35% responderam que a economia está "no caminho certo", ante 39% em outubro.

  20. A sondagem abordou ainda a expectativa sobre a pandemia de coronavírus e 77% responderam que o Brasil ainda irá enfrentar uma segunda onda da doença. Outros 19% consideram que o país não passará por uma nova leva de Covid-19.

  21. O tema da live é “A posição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na estrutura do Judiciário brasileiro”. Integrante do CNJ, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Valtércio Ronaldo de Oliveira assessorou o então presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, até outubro. A live será transmitida pelo Instagram da Fundação JFC (@fundacao.jfc), na sexta-feira, 27 de novembro, às 19 horas. 

  22. Natural de Buquim, Sergipe, Valtércio Ronaldo de Oliveira, foi homenageado em 2014 com a outorga do Título de Cidadão Baiano pela Assembleia Legislativa da Bahia. Em 2009, havia recebido o Título de Cidadão da Cidade do Salvador, outorgado pela Câmara Municipal da capital baiana.

   23. O médico Silvoney Sales é presidente da Fundação João Fernandes da Cunha.

   24. O SAC Móvel permanece no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), até o dia 18 de dezembro. O atendimento à população, ainda sob regime especial, é de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h. Durante o período a carreta fica estacionada na Praça João Thiago dos Santos, próxima à Igreja Santo Amaro de Ipitanga, no centro da cidade. No local, é possível tirar RG, CPF e Antecedentes Criminais, além do serviço da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).  

  25. É importante ressaltar que o atendimento é realizado 100% por agendamento, através do SAC Digital. Para ter acesso à plataforma e agendar o atendimento no SAC Móvel em Lauro de Freitas, basta digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo SAC Digital, disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. 

  26. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: 0800 071 5353 ou 4020-5353.  

  27. Em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus, muitos gastos foram cortados, mas custos essenciais com a saúde são fundamentais. Por isso, o Clube de Desconto, através de parceria com uma rede de farmácias, oferece abatimentos especiais de até 40% aos servidores estaduais, no intuito de levar preços democráticos para quem procura todo tipo de medicamento, além de produtos de higiene e proteção. 

   28. Para ter acesso aos abatimentos, o servidor precisa apresentar contracheque, documento de identidade ou crachá funcional, no momento da compra. Os descontos também valem para beneficiários do Planserv, funcionários do Ministério Público (MP), dos tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM). Os beneficiários do Planserv devem apresentar a carteira virtual. Outras informações através do Portal do Servidor (http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/).