Política

TRABALHOS DE RUI E NETO SEGUEM VEM AVALIADOS SOBRE A PANDEMIA

Com informações de A Tarde
Tasso Franco , da redação em Salvador | 30/05/2020 às 11:58
Bem avaliados
Foto:
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), continuam com mandatos bem avaliados pela população. Segundo pesquisa A TARDE-DataPoder360, 57% dos baianos consideram a gestão do petista ótima ou boa. Já 76% dos soteropolitanos acham o mesmo do governo de Neto.

Divisão de estudos do jornal digital Poder360, o DataPoder360 realizou levantamentos com dois recortes diferentes, entre os dias 25 e 27 de maio. Na etapa estadual, foram ouvidas 2.500 pessoas, em 209 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Em Salvador, o instituto entrevistou 800 pessoas. Os números têm margem de erro de 3,5 pontos percentuais. Ambas as pesquisas foram feitas por telefone e possuem intervalo de confiança de 95%. Desta vez, o estudo não trouxe avaliações sobre como baianos e soteropolitanos têm encarado o trabalho de Rui e Neto no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Os resultados revelam que a avaliação positiva de Rui cresceu quatro pontos em relação ao levantamento anterior, feito entre 11 e 13 de maio, quando ótimo e bom representavam 53% da população. Já aqueles que consideram a gestão regular saíram de 34% para 26%. Ruim e péssimo oscilou de 10% para 11%; não sabem ou não opinaram, de 3% para 6%.

O prefeito ACM Neto teve oscilação negativa na avaliação entre as duas pesquisas, mas ela ainda permanece acima da média baiana. Ela caiu de 79% para 76% de ótimo e bom, enquanto o trabalho dos prefeitos é visto da mesma forma por 47% da população do estado. Regular saiu dos anteriores 15% para 20%; ruim e péssimo, de 1% para 3%. Não sabem ou não opinaram eram 1%. Agora, são 5%.

Rui viu um salto na sua popularidade em Salvador nos últimos 15 dias. Aqueles que avaliam o governo como ótimo e bom saíram de 63% para 71%, um aumento de oito pontos percentuais. Os que acham a administração regular somam 17% contra 28% da pesquisa anterior. Ruim e péssimo saíram de 5% para 8%. Não sabe ou não opinaram permaneceram em 4%.

A pesquisa ainda perguntou qual a opinião dos que avaliam positivamente o governo de Jair Bolsonaro sobre a gestão petista. Neste grupo, 36% consideram a administração ótima ou boa, 26% acham regular e 26% ruim ou péssima. Os números mostram que, à medida em que avaliação negativa do presidente cresce, a positiva de Rui sobe. Entre os que acham o governo federal ruim ou péssimo, 72% veem o estadual como ótimo ou bom. Isso revela que fazer oposição a Bolsonaro traz bons dividendos políticos ao petista.

Já no cruzamento entre Neto e bolsonaristas, os números evidenciam alinhamento entre eleitores do presidente e o prefeito. Neste grupo, 65% acham que a gestão é ótima ou boa; 21%, regular; e 11%, ruim ou péssima. Entre os que veem Bolsonaro como ruim ou péssimo, a avaliação positiva de Neto também sobe, mas em escala bem menor que a de Rui. Neste recorte, 79% encaram a administração do também presidente nacional do DEM como ótima ou boa. No rol dos que acham o governo Bolsonaro regular, Neto tem 80% de ótimo e bom.

Grupos

O melhor desempenho de Rui está entre pessoas mais ricas, com renda acima de 10 salários mínimos (75% de ótimo e bom), idosos (60%) e pessoas que não frequentaram a escola. Por outro lado, o governador vai bem nos demais grupos, a exemplo daqueles com Ensino Superior (63%) e pessoas em faixas etárias que variam entre 16 e 59 anos, nas quais a avaliação positiva de seu governo oscila entre 55% e 58%.

A pesquisa também aponta a disparidade no desempenho do governador na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no resto do estado. Na RMS, seu governo é ótimo e bom para 72% da população. Já no interior, o percentual cai para 52%. Não há dados estratificados sobre perfil dos entrevistados em Salvador.

Polarização entre governador e bolsonaristas chama atenção