Política

BOLSONARO SE APROXIMA DO CENTRÃO E PRATICA VELHA POLITICA Q CONDENAVA

Sem respaldo no Congresso e brigando com Maia e Alcolumbre, Bolsonaro busca o centrão. (Com Terra informações)
Tasso Franco , da redação em Salvador | 09/04/2020 às 10:59
Jair Bolsonaro
Foto:
O presidente Jair Bolsonaro começou um movimento de reatar conversas com lideranças de partidos do centrão no momento em que o governo atravessa uma fase crítica com a cúpula do Congresso em meio ao avanço da pandemia do novo coronavírus no país.

Na terça-feira, Bolsonaro conversou com o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e na quarta com o presidente do PRB e primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (SP). O primeiro encontro constou da agenda oficial do presidente e o segundo foi confirmado por uma fonte.

Em reunião que constou da agenda oficial, o presidente ainda se reuniu na quarta com os líder do PL na Câmara, Wellington Roberto (PB), e no Senado, Jorginho Mello (SC) - esse último fez parte da comitiva presidencial que no início de março foi aos Estados Unidos. Ele fez teste para covid-19, mas o resultado foi negativo.

A movimentação do presidente ocorre no momento em que a relação dele com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (AP), ambos do DEM, está esgarçada diante de ações do governo no combate ao coronavírus, em especial embates de Bolsonaro com o correligionário deles, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. 

Não bastasse isso, o governo também tem uma série de medidas relacionadas ao enfrentamento do vírus que precisam de aval de deputados e senadores. Sem uma base parlamentar fechada, a atuação do presidente se concentrou até o momento no centrão, grupo de partidos que se tornou o principal eixo de poder no Legislativo.

Ainda assim, há quem desconfie desse movimento de Bolsonaro --pelo seu histórico de tenso relacionamento com o Congresso durante seus um ano e três meses de mandato.