Política

JORGE E MATEUS SÃO OS PIVÔS DA IRA DE BOLSONARO CONTRA MANDETTA

Ídolos do sertanejo acabaram envolvidos involuntariamente na guerra de nervos entre Mandetta e Bolsonaro
Tasso Franco , da redação em Salvador | 07/04/2020 às 19:29
O quarteto
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os portais de noticias nacionais deram destaque a uma live da dupla Jorge e Mateus em que aparece o ministro Luis Henrique Mandetta e que teria causado a maior ciumeira de Bolsonaro. De acordo com o site O Antagonista, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, revelou em entrevista à plataforma digital de uma corretora de investimentos que a aparição do ministro da Saúde na transmissão online de uma dupla sertaneja desagradou Jair Bolsonaro. “A grande raiva do presidente foi Mandetta ter entrado na live de Jorge e Mateus."

   2. Os cantores mineiros 'quebraram' a internet no sábado (4), quando fizeram o show 'Na Garagem' ao vivo, com transmissão no YouTube. São os novos recordistas mundiais, com 3,1 milhões de acessos simultâneos. Luiz Henrique Mandetta apareceu na 'live' a fim de reforçar o pedido à população para respeitar o distanciamento social por conta da pandemia de covid-19.

   3. A apresentação de Jorge e Mateus arrecadou 1 milhão e 82 mil reais, o equivalente a 220 toneladas de alimentos, e 10 mil frascos de álcool gel. Tudo será doado a pessoas em situação de risco, doentes do novo coronavírus e profissionais de saúde.

  4. Visto como nova figura pop da política pela ampla visibilidade na mídia, Mandetta virou alvo de críticas e ironias da parte de Bolsonaro. O sucesso da interação com os ídolos do sertanejo azedou ainda mais a relação entre o ministro e seu chefe. Vários portais de notícias e colunas de política repercutiram a revelação feita por Rodrigo Maia a respeito do incômodo manifestado pelo presidente.
 
  5. O Mito da Caverna, um dos textos mais conhecidos de Platão, escrito no século 4 a.C., foi o livro de cabeceira do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no último fim de semana, conforme ele disse a jornalistas nesta segunda-feira, 6. A citação foi recebida como um recado ao presidente Jair Bolsonaro, que tem se demonstrado contrário às ações do ministro no que diz respeito ao combate ao coronavírus, justamente no dia em que Mandetta poderia ter sido demitido do cargo.

   6. "E cada um voltou, no domingo à noite, suas baterias todas focadas para essa semana de trabalho. Infelizmente, começamos com mais um solavanco a semana de trabalho. Esperamos que a gente possa ter paz para poder conduzir", continuou o ministro.

   7. Mas o que quer dizer o 'Mito da Caverna', de Platão? A alegoria pode ser lida em A República e mostra o diálogo entre Sócrates e Glauco sobre ignorância e conhecimento - sobretudo sobre a importância de se ter acesso a conhecimento para sairmos da caverna (e para queremos ficar fora dela).

   8. O mito começa com Sócrates pedindo para Glauco imaginar um grupo de pessoas vivendo acorrentadas numa caverna desde a infância, amarradas pelos pés e pescoço e impossibilitadas de mudar de lugar e até mesmo de olhar para o lado.                                                       

                                                                               *****
   9. Em suas redes sociais, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), parabenizou, nesta terça-feira (7), os trabalhadores da saúde e os jornalistas pelo dia de hoje,

  10. No vídeo, feito de sua casa, onde encontra-se respeitando o período de quarentena, a socialista registrou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido por esses profissionais no Brasil e em todo mundo.

  11. “São profissionais extremamente necessários ao momento que vivemos; um defendendo a vida e a saúde do povo brasileiro à frente do combate ao Coronavírus Vírus e o outro protegendo também essas vidas, para impedir que notícias falsas circulem portanto, um viva aos jornalistas e aos profissionais de saúde no Brasil”, parabenizou.

   12. 124 testes rápidos realizados e uma pessoa com diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Esse foi o balanço do primeiro dia de blitze contra o COVID-19 realizada pela Prefeitura de Salvador. Nessa terça-feira (07), a estratégia que conta com a parceria de profissionais de saúde e da Transalvador foi realizada nas mediações da Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, bairro com maior incidência de casos confirmados da doença na capital baiana.

   13. De acordo com a análise laboratorial, o paciente com resultado positivo – mulher, 31 anos, residente no Horto Florestal– já encontra-se com o perfil sorológico de cura da patologia, ou seja, apresentou sintomas gripais, mas está curada e não tem mais a capacidade de transmitir a doença para outros indivíduos.

   14. “Nosso objetivo com a testagem em massa da população é repetir em Salvador a iniciativa bem sucedida em países como Coréia do Sul que conseguiram identificar e isolar um grande número de infectados, impedindo assim um disseminação mais rápida do vírus. Nossa expectativa com essa mobilização é seguir com o achatamento da curva epidemiológica na cidade, evitando assim um colapso da rede assistencial”, destacou Leo Prates, titular da Saúde soteropolitana.

   14. Enquanto o mundo enfrenta o inimigo chamado Covid-19, a crise social está instalada e todos os gestores buscam soluções para minimizar esse caos sem precedentes na história, outra inimiga se faz cada vez mais forte e é disseminada com bastante rapidez na sociedade. São as fake news. Os prefeitos baianos, além de se desdobrarem diante da situação alarmante do novo coronavírus, precisam buscar alternativas para enfrentar a disseminação de notícias falsas que só causam pânico na população.

   15. Noticiar casos que não existem, óbitos que não aconteceram, tratamentos preventivos falsos, falta de equipamentos e afirmações que os gestores nunca fizeram estão entre as principais fake news propagadas nos municípios baianos.  

   16. “Diante desses acontecimentos recorrentes entendo que todos os casos devem ser apurados pela polícia. A gente precisa descobrir a origem e punir os criminosos”, disse o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.

  17. Eures também chama a atenção para uma questão política bastante delicada neste cenário, diante das próximas eleições municipais. “E ainda tem os casos de opositores que se aproveitam dessa situação para plantarem notícias falsas. Não podemos sofrer como estamos e ainda passar por coisas desse tipo”, enfatiza.