Política

Téo Senna comemora dia oficial do Samba Junino

“É um reconhecimento justo!”, destacou o vereador

Lílian Kastro , Salvador | 31/03/2020 às 19:28
Téo Senna comemora dia oficial do Samba Junino
Foto: Divulgação

 

O Dia Municipal do Samba Junino passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Salvador. O Projeto de Lei 166/2019, sancionado pelo prefeito ACM Neto, na quinta-feira (26), é de autoria do vereador Téo Senna (PHS). Com o objetivo de destacar programas sociais e educativos destinados a difundir informações e orientações que conscientizem a sociedade sobre a manifestação cultural baiana, a data será comemorada, anualmente, no dia 17 de abril.

O Samba Junino é uma expressão tradicional dos bairros de Salvador, ao celebrar o São João, resgatando os antigos festivais de música e de roda de samba que existia nos bairros mais populares do município. “Estou muito feliz por esta conquista, pois venho acompanhando a luta de muitos grupos desta categoria que merece este reconhecimento”, comemorou o parlamentar. 

  Marcado pela rítmica do samba duro, disseminada há pelo menos 40 anos em diversos bairros de Salvador, o Samba Junino tem suas origens nas casas de candomblé da capital baiana e em muitas festividades como rezas direcionadas aos santos juninos e festas de caboclo. “Esta é uma Manifestação Cultural de Salvador que precisava fazer parte do nosso calendário de comemorações há muito tempo. É um reconhecimento justo!”, destacou Téo Senna. O Samba Junino é um Patrimônio Cultural e Imaterial do Município, reconhecido através da Fundação Gregório de Mattos, desde 2018.